São Paulo, sábado, 1 de março de 1997 |
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Excel faz uso intensivo de jogadores
HUMBERTO SACCOMANDI
Apesar de ter esse direito garantido nos contratos de patrocínio, a maioria das empresas ligadas aos clubes acaba não utilizando os jogadores como garotos-propaganda. A Parmalat, que patrocina o Palmeiras desde abril de 1992, nunca aproveitou os supertimes que montou para o clube nas suas campanhas de publicidade. A TAM, que patrocinou o São Paulo até o final do ano passado, e a Suvinil, ex-patrocinadora do Corinthians, também não fizeram uso regular dos jogadores. Alguns patrocinadores chegam a contratar ex-atletas. É o caso do Energil-C, que patrocina o Cruzeiro e tem Zico como garoto-propaganda. Anúncio vendedor Os principais motivos dessa inovação publicitária do Excel são a limitação do público-alvo e a necessidade de anúncios vendedores. A principal preocupação do Excel é ampliar sua carteira de correntistas e poupadores. Por isso o banco investiu em dois dos times mais populares do país. "Nossa primeira necessidade é vender. Não colocamos um centavo da nossa verba em propaganda institucional", afirmou Ival Dias Gama, diretor de Marketing do Excel. Empresas como a Parmalat disputam um mercado muito concentrado, com poucos produtos concorrentes. Não podem se dar ao luxo de dispensar consumidores das torcidas rivais do Palmeiras. Nesse caso, o uso dos jogadores palmeirenses na mídia da empresa poderia incitar o boicote dos torcedores adversários. No caso do Excel, o mercado bancário é muito mais fragmentado. Captando uma parte dos torcedores do Corinthians e do Vitória como clientes, o banco já terá feito um bom negócio. Isso justifica o uso dos jogadores corintianos na mídia paulista e de Bebeto na mídia baiana. Sem estrelismo Gama elogiou o profissionalismo dos jogadores. Segundo ele, os atletas não causaram nenhum problema durante a gravação dos anúncios e atenderam gentilmente as solicitações do banco. Túlio e Ronaldo, por exemplo, passaram o Carnaval em Salvador, onde passearam de escuna com a diretoria do Excel. "Foi uma surpresa agradável. Não houve nenhum momento de estrelismo por parte dos jogadores", afirmou Gama. O banco deve lançar uma nova campanha publicitária, provavelmente envolvendo também os jogadores, daqui a dez dias. Texto Anterior: Nelsinho; Márcio Aranha; Seraphim del Grande; Cléber Próximo Texto: Parceria já dá 'lucro' ao Excel Índice |
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