São Paulo, sábado, 1 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curso visita Sicília e suas civilizações

CELSO FIORAVANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

O Scriptorium de História da Arte inicia na terça-feira um novo curso-viagem, "Noites Antigas", tendo como destino Roma, sul da Itália e Sicília.
O curso começa nas próximas terça e quarta (duas turmas), das 20h às 22h, e será dividido em cinco aulas semanais. A viagem acontece em maio e não é condição obrigatória para a frequência ao curso. Abordará desde a arte arqueológica dos gregos até o barroco romano.
A primeira aula, intitulada "Os Cultos Dionisíacos: A Herança Grega nos Afrescos Romanos", vai analisar os afrescos romanos de Pompéia e Herculano, no sul da Itália, e a relação existente entre arte e religiosidade, uma característica que vai perpassar todo o curso, assim como percorre -em diferentes magnitudes- toda a história da humanidade.
"Nas casas e nas ruas, durante as cerimônias religiosas, mas também em seu cotidiano, os homens não escapavam da presença dos deuses, presentes em afrescos e mosaicos", disse o professor Gilson Pedro, que ministrará o curso e conduzirá a viagem.
Além do roteiro artístico e geográfico, "Noites Antigas" utilizará ainda um roteiro literário, inspirado no livro "Satiricon", de Petrônio, que descreve um momento de crise na religiosidade. "Os deuses estavam desacreditados e o cristianismo ainda não era marcante", disse Gilson Pedro.
A questão religiosa se complica ainda mais na maior ilha do mar Mediterrâneo, a Sicília, região que sofreu durante mais de 2.500 anos o assédio das mais importantes civilizações.
Siracusa, por exemplo, cidade que será analisada durante o curso e visitada durante a viagens, foi fundada por um grupo de coríntios (habitantes de Corinto, na Grécia) liderados por Archia em 734 a.C.
A cidade se desenvolve rapidamente sob o domínio de vários tiranos e passa a ser alvo de lutas e conquista de várias civilizações: cartagineses, romanos, bizantinos, árabes, normandos, svevos, genoveses e aragoneses.
A terceira aula, "A Caminho de Bizâncio: O Ouro e a Linguagem dos Mosaicos" vai abordar os mosaicos da catedral de Monreale, em Palermo, executados nos séculos 12 e 13. A catedral é uma obra-prima da arquitetura italiana e reúne aspectos das culturas islâmica, bizantina e românica.

Curso: Noites Antigas
Quando: duas turmas, às terças e quartas, de 4 de março a 9 de abril, das 20h às 22h
Onde: Scriptorium de História da Arte (r. João Moura, 942, apto. 83, tel. 011/853-9012, das 14h às 18h, Pinheiros)
Preço: R$ 35,00 cada aula

Texto Anterior: Triângulo imperfeito
Próximo Texto: Três fotógrafos brasileiros expõem em galeria virtual
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.