São Paulo, sábado, 1 de março de 1997 |
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Gravadora descarta inéditos de Mamonas
LUIZ ANTÔNIO RYFF
Mas a cúpula da gravadora do grupo, a EMI, descarta a utilização desse material. "Essa possibilidade está definitivamente fora dos planos da gravadora", afirma Alberto Runkel, diretor de marketing nacional da EMI. Segundo ele, a decisão foi tomada em conjunto pela gravadora, pelos produtores e pela família. "Nós decidimos não explorar comercialmente o grupo após o fim da banda", diz Runkel. Arranhão Uma decisão um tanto curiosa, já que os Mamonas Assassinas são recordistas de vendas com um único disco em toda a história da gravadora. Ao todo, o único trabalho da banda vendeu 2,275 milhões de cópias. Essa vendagem é 1 milhão de cópias superior a "Quatro Estações", o disco mais vendido do Legião Urbana -outro recordista de vendas da gravadora. Runkel afirma que a resolução obedeceu a critério éticos. Ele reconhece, entretanto, que a decisão de não usar o material existente também foi política. Segundo ele, o uso de material inédito dos Mamonas poderia causar prejuízos à EMI a médio e longo prazo. "A gravadora poderia ficar arranhada institucionalmente perante os artistas", afirma. O material com melhor qualidade, segundo Runkel, é de participações ao vivo da banda no "Estúdio Transamérica", da rádio Transamérica, e no "Invasão da Cidade", na rádio Cidade. As gravações pertencem às rádios, mas só podem ser lançadas com a anuência da EMI. "As rádios se dispõem a fazer negócio, mas não nos interessa", diz Runkel. "Twist and Shout" Segundo ele, o repertório dos programas não difere muito do disco. Há uma paródia à la Mamonas de "Twist and Shout", sucesso dos Beatles. "Mas, por causa do palavreado, dificilmente conseguiríamos uma permissão para formalizar a versão", avalia Runkel. O material de shows ao vivo não é tão bom, já que as gravações foram pirateadas. E também existem gravações da fase pré-Mamonas, quando a banda se chamava Utopia. "Algumas pessoas nos ofereceram material. Mas não tinha nada a ver com os Mamonas. Seria um desrespeito à memória dos meninos", diz. Mamonas em vídeo O único produto lançado com a chancela da gravadora foi "Mamonas Assassinas - MTV na Estrada", em dezembro. "Era um material de boa qualidade e que não os apresentava estanques no palco", afirma Runkel. O vídeo vendeu 8 mil unidades, marca que não chegou a desapontar a gravadora. "Nunca se vendeu muito VHS musical", diz Runkel, acrescentando que a emissora reprisou o programa várias vezes. Texto Anterior: Estão abertas as inscrições para benefício Próximo Texto: Bandas tentam seguir estilo sem sucesso Índice |
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