São Paulo, sábado, 1 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ieltsin quer acelerar o fim da pena de morte

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente da Rússia, Boris Ieltsin, determinou que o país assine o artigo 6 da Convenção Internacional de Direitos Humanos, que rejeita a pena de morte.
Um representante do Ministério da Justiça afirmou que a medida não significa o cancelamento das penas dos cerca de 500 russos que estão hoje no corredor da morte.
Para isso, a lei russa tem de ser modificada. A decisão depende do Parlamento. Após a ordem presidencial, porém, acredita-se que o processo seja acelerado.
A Rússia não executa um condenado desde maio do ano passado, após assumir ante o Conselho da Europa o compromisso de eliminar a pena de morte em três anos.
O escritor Anatoli Pristavkin, ativista contrário à pena de morte, afirmou que, por causa das condições nos cárceres russos, 20% dos condenados à prisão perpétua pedem para ser executados.

Texto Anterior: Itamaraty envia delegação a Timor
Próximo Texto: Apesar de ameaça, papa mantém sua ida à Bósnia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.