São Paulo, sábado, 1 de março de 1997
Texto Anterior | Índice

Choques na Albânia matam ao menos 3

Manifestantes e polícia se enfrentam

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Três ou quatro pessoas morreram em choques entre manifestantes e polícia na cidade portuária de Vlora, sul da Albânia. Há entre 10 e 22 feridos.
Os distúrbios começaram quando surgiram rumores de que a polícia secreta ia retirar à força da universidade 40 estudantes que faziam greve de fome. O governo dissera que eles seriam julgados.
Cerca de mil pessoas foram às ruas da cidade armadas com fuzis e facas. Elas se concentraram primeiro em frente à universidade e, depois, junto à sede da polícia secreta, que foi atacada. A manifestação acabou atraindo 10 mil pessoas. Testemunhas disseram que a sede do órgão foi incendiada.
Horas depois, o governo negou rumores de que decretaria estado de emergência na cidade, principal foco de tensão nos últimos dias.
A Albânia vive uma série de protestos por causa da quebra de instituições financeiras que operavam o sistema de "pirâmides" -corrente de investimentos que prometia lucros grandes e rápidos. Os manifestantes acusam o governo de conivência com os bancos.

Texto Anterior: Guerrilha do Zaire conquista outra cidade; Palestinos protestam contra colônia de Israel; Pombos-correio levam maconha na Colômbia; Vôos tiram 101 ilegais da capital francesa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.