São Paulo, quarta-feira, 5 de março de 1997
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Caipiras já tem 14% do mercado

MARCELO NEGROMONTE
DA REPORTAGEM LOCAL

A música sertaneja foi responsável por cerca de 14% do total de discos vendidos no Brasil em 96, segundo a Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD).
No ano passado, foram vendidas 90 milhões de cópias em todo o país. Desse total, cerca de 12,6 milhões foram de música sertaneja.
"Esse número é uma estimativa. A música sertaneja e caipira é uma das fatias mais significativas do mercado fonográfico brasileiro", afirma Manolo Camero, presidente da ABPD.
A partir deste ano, a ABPD adotará critérios que classifica o tipo de música e a região onde é vendido o disco.
"Assim, ficará mais preciso quantificar esse número, especificando o estilo musical comercializado, já que há controvérsias na classificação de música romântica e sertaneja", afirma Camero.
Pacote country
Apostando na diversificação do mercado sertanejo, a gravadora Paradoxx lançou 30 CDs de música country norte-americana.
Para comercializar esses e outros discos na linha country-sertaneja, a gravadora criou um selo, o Paradoxx Rodeo.
"Desde novembro do ano passado, colocamos cerca de 40 discos country no mercado e já vendemos 300 mil cópias", afirma Silvio Calligaris, dono da Paradoxx.
Os discos country são de artistas de Nashville (EUA), região conhecida por esse estilo musical.
A gravadora já investiu mais de R$ 500 mil no novo filão e deve investir mais com a temporada de rodeios.
O disco oficial do circuito universitário de rodeio e o disco do circuito de vaqueiros de Presidente Prudente (SP) serão lançados pela gravadora.
Mais conhecida pelos fãs de rock e dance music, a Paradoxx está investindo no público adolescente, "que também gosta de um country mais dançante", diz Calligaris.
(MN)

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