São Paulo, quarta-feira, 5 de março de 1997
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Programa avalia aluno e treina professor

CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Karina Lopes da Silva e Cecília Santos Araújo, ambas de 14 anos, não compartilham apenas a mesma sala de aula da 8ª série na escola estadual Antonio Manuel Alves de Lima, no Jardim São João, em São Paulo.
Elas também dividem o sonho de continuar estudando depois de terminada a 8ª série, numa escola técnica profissionalizante federal. Para isso, planejam fazer o "vestibulinho" no final do ano.
Karina e Cecília acham que suas chances de continuar estudando aumentaram depois que seu colégio, num bairro da zona sul, a 24 km do centro, passou a integrar um projeto coordenado pela Câmara Americana de Comércio.
O objetivo do projeto é desenvolver uma metodologia para melhorar a qualidade do ensino a um custo baixo, de forma que possa ser aplicado na rede pública.
O programa surgiu em 1990, quando uma pesquisa entre os associados da Câmara mostrou que a educação era a área em que 24% deles gostariam de ajudar, diz João Gilberto dos Santos, coordenador de relações externas da Câmara.
Em essência, o projeto treina professores -de matemática e de português- a partir dos resultados de avaliações feitas entre os alunos, três vezes por ano.
As avaliações permitem que se identifiquem os pontos fracos de cada classe. Um coordenador, pago pela Câmara, treina os professores com base nas avaliações, explica Suzete Rego, do Instituto Qualidade no Ensino, criado em 95 para administrar o projeto.
Metas
A meta pedagógica do projeto é que 75% dos alunos dominem 70% do currículo de português e matemática estabelecido pela Secretaria Estadual da Educação.
Os resultados têm sido animadores: em 1994, apenas 5% dos alunos de primeiro e segundo graus de duas escolas na região de Santo Amaro tinham aprendido 70% do currículo de matemática. Um ano depois, esse índice já era de 17%.
Na escola de Karina e Cecília, em 96, 70% dos alunos que frequentam da 1ª à 4ª série já tinham atingido a meta de português, informa sua diretora, Isabel Cristina Silva.

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