São Paulo, quarta-feira, 5 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zona oeste de SP terá mais 300 policiais

ANDRÉ LOZANO
MARCELO GODOY

ANDRÉ LOZANO; MARCELO GODOY
DA REPORTAGEM LOCAL

PM começa hoje a segunda fase da Operação Centro, que será expandida para região dos Jardins

A Polícia Militar de São Paulo começa hoje a segunda fase da Operação Centro, expandindo o "policiamento social" do CPChoq (Comando de Policiamento de Choque) para a região dos Jardins (zona oeste).
Segundo o comandante Carlos Alberto de Camargo, chefe do Comando de Policiamento de Choque, cerca de 300 homens participarão dessa fase que durará até a próxima quarta-feira.
A área que será policiada das 8h às 20h fica entre a rua cardeal Arcoverde e as avenidas Brigadeiro Faria Lima, 9 de Julho, São Gabriel, Brigadeiro Luís Antônio, Paulista e Dr. Arnaldo.
"O comparecimento de entidades sociais e o envolvimento de vários órgãos públicos poderá resultar agora em uma eficácia semelhante à obtida com a Operação Tolerância Zero, de Nova York (EUA)", disse ontem o promotor da Vara da Cidadania, Fernando Capez, referindo-se à nova etapa da operação da PM em São Paulo.
Segundo ele, a nova fase da operação terá três frentes: a social, a "rasteira" e a de combate ao crime organizado. No primeiro caso, moradores de rua deverão ser transferidos a abrigos.
A frente "rasteira" refere-se ao combate aos pequenos delitos por meio de policiamento ostensivo. Por fim, a polícia tentará combater o crime organizado, principalmente traficantes de drogas.
Deverão ser levados meninos de rua ao SOS criança, mendigos aos albergues e camelôs aos fiscais da prefeitura. Os policiais também concentrarão o policiamento no combate às pequenas infrações.
"O objetivo da operação é atuar na esquina, onde se concentra um leque de habitantes que vão desde menores carentes até delinquentes. Para isso, estamos montando um time de combate à criminalidade", afirmou Camargo.
Ontem, órgãos municipais e estaduais, entidades assistenciais, o Ministério Público e a PM se reuniram para definir o planejamento da operação.
Na próxima semana, o policiamento mudará dos Jardins para bairros da zona leste próximos ao centro da cidade. Esse terceiro período do policiamento também irá durar uma semana.
Em seguida, segundo o CPChoq, a tropa de choque deverá se concentrar somente na região central da cidade.

Texto Anterior: Principais pontos da Constituição Verde
Próximo Texto: Homem espera 2 horas em hospital e morre; Colisão mata uma pessoa no ABCD
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.