São Paulo, quarta-feira, 5 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festival anuncia concorrentes brasileiros

DA REPORTAGEM LOCAL

A organização do 2º Festival Internacional de Documentários "É Tudo Verdade", que se realiza em abril nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, divulgou ontem a lista dos filmes nacionais que concorrem na categoria de melhor documentário.
São dez produções nacionais que disputam o prêmio de US$ 5 mil, o mesmo valor oferecido na categoria internacional.
Entre os filmes escolhidos, os destaques ficam para "O Velho - A História de Luiz Carlos Prestes", sobre a vida do líder comunista brasileiro -que concorre também na categoria internacional-, e "Bahia de Todos os Sambas", de Leon Hirszman e Paulo Cezar Saraceni.
O filme, que foi exibido no último festival de Veneza, mostra um show de artistas baianos realizado na Itália, em 1983. Entre os que se apresentaram em Roma estavam João Gilberto, Gilberto Gil, Dorival Caymmi, Caetano Veloso e Gal Costa.
Mais uma importante figura da cultura nacional está retratada em "O Capeta Carybé", de Agnaldo Siri Azevedo.
Inspirado em texto do escritor Jorge Amado, o filme mostra a relação do artista Carybé com a cidade de Salvador.
Outro nome consagrado presente no festival é Sylvio Back, que terá seu "Zweig: A Morte em Cena" exibido. O filme mostra a passagem e o suicídio do escritor austríaco Stefan Zweig (1882-1942) no Brasil.
As cidades -e os habitantes que fazem sua história- são também personagens em vários trabalhos concorrentes.
O cineasta André Klotzel mostra a história da cidade de Santos, no litoral de São Paulo, por meio de várias gerações que habitaram o lugar. Klotzel é o diretor de "Marvada Carne".
Cidades
A capital brasileira foi o tema escolhido por Maria Augusta Ramos em "Brasília, um Dia em Fevereiro".
O filme foi exibido na última Mostra Internacional de Cinema, em 1996. Por meio do cotidiano de três habitantes da cidade, a diretora procura montar um painel da vida e das relações sociais do lugar.
O Rio de Janeiro será visto por meio de seus catadores de lixo reciclável em "Burro-Sem-Rabo", de Sérgio Bloch. Essa é a estréia do videomaker na direção.
O litoral sul brasileiro é abordado por Mirella Martinelli e Eduardo Caron. A vida de uma comunidade de pescadores é o tema escolhido pelos dois cineastas.
Mais longe foram Monica Schmidt e Alberto Salvá. A dupla realizou o projeto de permanecer durante dois meses em "um dos raros lugares do planeta onde nenhuma porta tem chave". O resultado poderá ser visto em "Antártida, o Último Continente", que também concorre ao prêmio do festival.

Evento: 2º Festival Internacional de Documentários "É Tudo Verdade"
Quando: de 4 a 13 de abril, no Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB (Rio de Janeiro), e de 7 a 13 de abril, no Cinesesc e no Centro Cultural São Paulo (São Paulo)
Quanto: entrada franca

Texto Anterior: 'Nossas idéias estão intactas'
Próximo Texto: Os selecionados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.