São Paulo, quarta-feira, 5 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Navio de Barba Negra é achado

The New York Times
de Nova York

DO "THE NEW YORK TIMES"

Restos de um dos supostos navios do legendário pirata Barba Negra foram encontrados nas águas da costa da Carolina do Norte (Estado da Costa Leste dos EUA), informou o jornal.
Os arqueólogos acreditam que a embarcação, achada a 6 m de profundidade, seja o Queen Ann's Revenge, navio que aterrorizou a região nos anos de 1716 e 1717.
A descoberta, feita em novembro último, foi anunciada ontem pelo "NYT". "Estou 90% seguro de que se trata do barco", disse Richard Lawrence, um dos arqueólogos envolvidos na operação. Segundo ele, porém, a confirmação definitiva da origem do navio pode demorar até cinco anos.
Além do interesse histórico, os cientistas esperam que, da pesquisa no navio, surjam pistas sobre a localização dos fabulosos e lendários tesouros do pirata.
Barba Negra, que se chamava Edward Teach, trabalhou para o Reino da Inglaterra de 1701 a 1713 antes de se tornar pirata. Em 1718, foi detido e decapitado.

Texto Anterior: País é o mais pobre da Europa
Próximo Texto: Câmara turca rejeita moção de censura; EUA proporão lei para investigar Clinton; Separatista chinês reivindica nova bomba; Líder do MRTA descarta asilo em Cuba; Ieltsin aceita reforma proposta por premiê; Bomba contra asma pode causar glaucoma
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.