São Paulo, quinta-feira, 6 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda a técnica utilizada

DA REPORTAGEM LOCAL

Para criar uma planta do fumo produtora de hemoglobina, os "engenheiros genéticos" franceses procederam do seguinte modo.
Em primeiro lugar, eles separaram os genes humanos que fabricam a hemoglobina da cadeia de genes, o DNA. Eles cortaram esse pedaço do DNA com uma "tesoura biológica" chamada enzima (um tipo de proteína). Cada uma dessas enzimas, as endonucleases de restrição, corta um pedaço específico do DNA.
Os cientistas também obtiveram, do mesmo modo, um gene com as instruções para produzir um componente da célula da ervilha. Esses dois pedaços de DNA, dois genes, foram colados, formando o DNA recombinante.
O gene da ervilha era necessário para fazer com que o gene humano "soubesse" se colar ao material genético da planta do fumo. A pesquisadora Josée Pagnier, uma das autoras da experiência, explica que o gene da ervilha é tido como o mais eficiente nessa tarefa.
O problema seguinte era como colocar essa mistura de genes, o DNA recombinante, dentro da planta do fumo. "Esse DNA precisava pegar uma 'carona biológica' para chegar às células do fumo", explica Pagnier.
Os pesquisadores então pegaram o DNA de uma bactéria, chamado plasmídio, o cortaram e, no local vazio, colaram o DNA recombinante. Esse plasmídio recombinante -mistura de genes humanos, de ervilha e de bactéria- é colocado dentro de uma outra bactéria, a Agrobacterium tumefaciens. Ela ataca a planta do fumo, mas não causa doença no vegetal.
Essa bactéria é que dá a "carona" aos genes misturados no plasmídio. Os cientistas, então, injetaram a Agrobacterium tumefaciens na planta do fumo.
O plasmídio tem a capacidade de se replicar sozinho. Se multiplicando, ele multiplica também os genes humanos colados a ele. Dentro da planta do fumo, ele sai da Agrobacterium, se integra ao material genético da planta e a "ensina" a produzir hemoglobina.

Texto Anterior: Criada planta que produz hemoglobina
Próximo Texto: Escoceses criam clone de ovelha 'humanizada'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.