São Paulo, sexta-feira, 7 de março de 1997
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Gasto com lixo em 97 deve ter rombo de 66%

RODRIGO VERGARA
DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito Celso Pitta (PPB) deve fechar o ano com um rombo de 66% nos gastos com a limpeza pública. Basta manter a média de despesas efetuadas no primeiro bimestre de 97.
Em janeiro e fevereiro, a prefeitura destinou R$ 50.234.391 à limpeza pública, que inclui coleta de lixo domiciliar, varrição e lavagem de ruas e coleta de entulho, entre outras despesas.
Mas o Orçamento do Município deste ano, elaborado pela prefeitura e aprovado pela Câmara ainda na gestão de Paulo Maluf, previa apenas R$ 30,25 milhões para o período.
O valor se refere ao orçamento da pasta para o ano, que é de R$ 181,5 milhões, dividido por seis bimestres.
Na média mensal, o orçamento permite gastos de até R$ 15,1 milhões. Em janeiro, entretanto, a prefeitura desembolsou R$ 24.099.618, ou 59,3% mais que a previsão.
Em fevereiro, o gasto foi ainda maior: R$ 26.134.773, ou 72,7% mais que a previsão orçamentária.
Isso não significa que a coleta vá deixar de ser feita quando o total previsto para o ano for alcançado, já que a Câmara autorizou o atual prefeito a remanejar as verbas do Orçamento, o que permite cobrir o rombo na limpeza pública.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Serviços e Obras informou ontem que a média mensal de gastos não pode ser comparada com a execução de um ou dois meses isoladamente, porque os gastos variam de acordo com os meses (leia texto nesta página).
Entulho
As planilhas de execução e previsão orçamentárias divulgadas a cada mês pela prefeitura dividem a limpeza pública em dois serviços básicos: coleta de lixo domiciliar e varrição/lavagem de ruas.
A última inclui a coleta de entulho e é onde se verificam os maiores aumentos de gastos em relação à previsão.
Em fevereiro, a prefeitura gastou em varrição exatos R$ 15.735.546, contra R$ 8.666.666 previstos. O rombo é de 81,5%. A coleta de lixo, no mesmo período, ficou 61% acima do previsto.
Crescimento
Comparados aos gastos médios mensais do ano passado, porém, verifica-se um aumento das despesas com a coleta de lixo.
Em janeiro deste ano, a prefeitura gastou com a coleta exatos R$ 10.124.511, ou 17% a mais que os R$ 8.639.416 despejados no serviço no ano passado.
No mês passado, o crescimento sobre os gastos de 96 foi ainda maior: 20,3%. Naquele mês, a Prefeitura de São Paulo despendeu R$ 10.399.227 na coleta de lixo na cidade.

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