São Paulo, sexta-feira, 7 de março de 1997
Próximo Texto | Índice

Aplaudido, Rio se considera na final

RÉGIS ANDAKU
ENVIADO ESPECIAL A LAUSANNE

Durou 47 minutos -3 a menos que o previsto- e terminou com aplausos e abraços o encontro de sete membros do comitê que promove a candidatura do Rio e 14 dirigentes que escolherão as cidades finalistas da corrida pelos Jogos de 2004.
Hoje, o Comitê Olímpico Internacional vai divulgar a lista de quatro ou cinco cidades finalistas. Além do Rio, concorrem outras dez cidades.
Ao sair da reunião, considerada a última oportunidade de conquistar a aprovação dos delegados do COI, Ronaldo Cezar Coelho, o presidente do Rio 2004, fez com os dedos da mão direita o "v", simbolizando uma vitória.
"Arrebentei", afirmou, entusiasmado, referindo-se à sua mensagem aos interlocutores, ontem à tarde, na sede do COI, em Lausanne (Suíça).
"Não poderia ter sido melhor."
Alto astral
A confiança dos brasileiros na inclusão do Rio na lista das cidades finalistas se deve a outros fatores.
Entre as 11 cidades que foram sabatinadas ontem, apenas à missão carioca não foi feita nenhuma pergunta. "Esse fato é altamente positivo", afirmou Coelho.
"Significa que a proposta do Rio é tecnicamente irrepreensível."
João Havelange, presidente da Fifa, abriu a exposição brasileira. Como membro do COI há 34 anos, apresentou oficialmente os membros da equipe brasileira.
Em seguida, foi exibido um vídeo em que o presidente Fernando Henrique Cardoso declara seu apoio irrestrito ao Rio 2004.
Pelé foi o segundo a falar (leia texto abaixo). Depois, discursaram brevemente Luiz Paulo Conde, prefeito do Rio, e Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro.
Conde falou da transformação do Rio e deu garantias da melhora da infra-estrutura.
Nuzman reafirmou o apoio do COB e de todas as confederações esportivas do país.
A apresentação foi encerrada por Coelho, que falou de improviso ou, como ele próprio afirmou, "com o coração".
"Nos não queremos os Jogos para construir hotéis. Queremos a Olimpíada para mudar a nação."
Carinho
Ao término da apresentação, o grupo foi aplaudido. A Pelé ainda foram pedidos dois autógrafos por 2 dos 14 membros do COI que irão decidir quais serão as cidades finalistas.
Em vez do tradicional e formal aperto de mão, os grupos se despediram trocando abraços.

NA TV - ao vivo, às 9h (horário de Brasília), Bandeirantes e Manchete

LEIA MAIS sobre o Rio 2004 na pág. 3-14

Próximo Texto: Enquete
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.