São Paulo, sexta-feira, 7 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Franceses renovam pratos

JOSIMAR MELO
ESPECIAL PARA A FOLHA

É sempre bem-vinda qualquer iniciativa que traga a São Paulo manifestações de culinária brasileira, como acontece com este festival regularmente realizado no Maksoud Plaza.
A idéia de associar à cozinha do Amazonas três chefs europeus é ainda mais interessante: o fato é que os franceses trabalham com ingredientes brasileiros com mais fascínio e invenção que a maioria dos chefs nativos, contribuindo para a perpetuação desses ingredientes e a renovação de seus usos.
A própria realização desse festival espelha essas contradições. A farta oferta de produtos e pratos trazidos do hotel Tropical compõe um painel da cozinha do Amazonas, embora daquela forma meio burocrática típica de hotel: peixes recozinhando nos réchauds, temperos abrandados para não assustar a freguesia. Mas sem dúvida o resultado é ilustrativo dessa comida de raízes indígenas e merece ser visitado.
Além disso, a interferência dos chefs europeus é no mínimo didática, ao mostrar as possibilidades que esses ricos ingredientes contêm. E provam que a cozinha brasileira poderá um dia dar o salto do seu estágio de folclore em extinção para uma manifestação cultural realmente viva.
(JM)

Texto Anterior: Festival importa sabores do Amazonas
Próximo Texto: Receitas da Amazônia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.