São Paulo, sexta-feira, 7 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polônia seria forte na Otan

The Independent
de Londres

DO "THE INDEPENDENT"

O jornal britânico afirma em sua edição de hoje que a Polônia, se tiver seu ingresso na Otan aprovado, será o quinto membro mais importante da aliança militar ocidental.
O país do Leste Europeu, antes um satélite soviético, tem 40 milhões de habitantes e um poderio que só o coloca atrás de Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e França.
Segundo o jornal, a Otan criou uma espécie de "lista tríplice" dos países do Leste que devem ser admitidos na entidade. Ela inclui, além da Polônia, a República Tcheca e a Hungria. A Eslovênia (ex-Iugoslávia) também tem chances. A expansão da Otan em direção à Europa Oriental sofre forte oposição da Rússia, que teme as consequências da chegada da organização às suas fronteiras.
Mas, segundo o jornal, um acordo entre a Otan e os russos e a criação de um mecanismo de consulta entre o grupo e os países do Leste Europeu deve surgir em breve. Haveria também um fórum entre Otan e Ucrânia.

Texto Anterior: Denúncia envolve assessora de Hillary
Próximo Texto: Israel decide entregar mais território aos palestinos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.