São Paulo, domingo, 9 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Ubu nunca mais", diz Cacá Rosset

PEDRO CIRNE ALBUQUERQUE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

"Não é como o Silvio Caldas: a gente vai parar mesmo", assegura Cacá Rosset, diretor e ator principal da peça "Ubu - Pholias Physicas Pataphysicas e Musicaes".
Depois de apresentá-la por mais de mil vezes, o grupo Ornitorrinco encena hoje, pela última vez no Brasil, a comédia musical.
A estréia de "Ubu", o maior sucesso do grupo, aconteceu em 1985, no teatro João Caetano -o mesmo em que Rosset "aposenta" Pai Ubu e companhia hoje.
A peça não ficou nos limites do João Caetano. Ela já foi encenada na Alemanha, Colômbia, Espanha, Venezuela e México, entre outros países.
"A gente já se apresentou em teatro barroco do século 17, em um circo alemão montado em praça pública e até em um teatro que ficava dentro de um vulcão, nas Ilhas Canárias", lembra Rosset.
Depois da apresentação de hoje à noite, a peça será "sepultada" na Europa: Pai Ubu segue para turnê por Portugal, Espanha e, talvez, França.
Segundo o diretor, o sucesso da montagem se dá graças ao boca a boca de quem a assistiu. "O cara vai ver, gosta e conta para a namorada, que conta para a tia, que conta para não sei quem".
Rosset diz que isso atraiu um público mais amplo para o teatro.
"A gente saiu do círculo restrito da classe intelectual e da classe média e atingimos uma classe mais popular."
O enredo da peça é simples: a Mãe Ubu convence o Pai Ubu a matar o rei da Polônia e tomar o seu lugar.
As vitórias e derrotas de Ubu em suas batalhas pelo poder -e após consegui-lo- são ilustradas por músicas, números circenses e até por dança do ventre.
Entre as músicas, destaca-se o "Rock da Descerebragem", baseado em um poema do autor do texto, Alfred Jarry.
Planos
Entre os novos projetos de Rosset está a exposição "Ornitorrinco 20 Anos", que celebra as duas décadas do grupo. A mostra está programada para setembro, mas o local ainda não foi definido.
Organizada por Miguel Paladino, a exposição comemorativa retratará a história da trupe por meio de fotos, cartazes, vídeos, figurinos, maquetes e cenários.
Antes dela, porém, o Ornitorrinco já terá retornado aos palcos.
O texto "Os Gêmeos de Veneza", de Carlo Goldoni, será apresentado no Tuca, a partir do mês de agosto.
Por fim, há o projeto de um livro contando as histórias da companhia, bem como suas inúmeras viagens -segundo Rosset, o Ornitorrinco sempre foi itinerante.
(PCA)

Peça: Ubu-Pholias Physicas Pataphysicas e Musicaes
Texto: Alfred Jarry
Com: Cacá Rosset, José Rubens Chachá, Lúcia Barroso
Direção: Cacá Rosset
Quando: hoje, às 19h
Onde: teatro João Caetano (r. Borges Lagoa, 650, tel. 573-3774)
Quanto: R$ 8

Texto Anterior: Admirável mundo novo
Próximo Texto: Espectador já pode ver filmes do Oscar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.