São Paulo, domingo, 9 de março de 1997
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Kenzo animal

ANDREA FORNES

O estilista japonês lança seu perfume Kenzo Jungle no Brasil
A sexta fragrância do estilista japonês Kenzo Takada chegou ao Brasil na semana passada com um sugestivo nome para o mercado local: Kenzo Jungle (Kenzo Selva). Inspirado no reino animal, o frasco do perfume é adornado com um elefante. "Está associado com sorte e é meu animal favorito. É um deus e eu gosto de sua força e generosidade, de sua sabedoria e de seu humor", diz o criador.
Assim como suas estampas florais, o novo perfume de uma linha iniciada em 1988 com Kenzo de Kenzo vai cair bem em nucas e pulsos num país tropical. Em sua preparação foram utilizados condimentos aromáticos como cardamomo, alcaravia, cravo-da-índia, manga, tangerina, baunilha e patchuli, resultando em um cheiro "new age", segundo a campanha publicitária.
O aroma de Kenzo, 58, está chegando à frente de suas criações. Com mais de cem lojas na Europa (seu QG fica em Paris), Estados Unidos e Japão, Kenzo ainda não tem a sua no Brasil. "Gosto das cores brasileiras. Acho o Brasil um país alegre, com pessoas amáveis e um clima agradável", escreveu à Revista da Folha. "Pretendo aprofundar meu conhecimento sobre o país. Acho que teria sucesso no Brasil."
Nascido em Hyogo, onde fica o castelo de Himeji, o mais antigo e mais belo do Japão, Kenzo enfrentou a oposição dos pais, que se recusavam a aceitar que seu quinto filho fizesse parte do mundinho da moda.
Fugiu para para Paris em 1965 porque, segundo explicou, "precisava desesperadamente ver a moda dos estilistas franceses". Yves Saint Laurent e Pierre Cardin são, para ele, os mais importantes. A França é o seu mais importante mercado, e os Estados Unidos, o mais lucrativo. O Brasil, por enquanto, não passa de "um importante mercado emergente".

Além dos perfumes, a grife Kenzo deve estar abrindo em breve sua loja nos Jardins, em frente à de Gianni Versace.

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