São Paulo, domingo, 9 de março de 1997
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Há espaço em 14 shopping centers

Localização determina o preço do ponto

NELSON ROCCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Ter um ponto-de-venda em um shopping center pode alavancar os negócios de quem está começando ou melhorar o caixa de empresários que pensam em expansão.
Afinal, as vendas dos shopping centers em todo o país alcançaram US$ 12 bilhões no ano passado, um salto de 12% sobre o total comercializado em 95, segundo dados da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).
Para viabilizar oportunidades, a reportagem da Folha levantou vagas em 14 shoppings em várias cidades (veja quadro abaixo).
As alternativas de investimento variam de R$ 900 por m² de loja -como no Big Shopping, de Santa Maria (RS)- a R$ 3.000 -no Shopping Metrô Tatuapé, em construção em São Paulo.
Esse valores podem ter vários nomes, como "luvas", "res esperata", taxa de adesão, cessão de direitos ou co-participação.
O preço do m² é a média calculada pelos próprios administradores. Varia em função da metragem da loja, da largura da vitrina em relação à profundidade, da localização e até da atividade que será instalada no local.
Percentual
Além disso, o investidor deve pagar um aluguel mínimo, que pode ser substituído por um percentual do faturamento.
No São Luis Shopping, que abre as portas em abril de 98 em São Luís (MA), o valor do aluguel mínimo é de R$ 55 por m².
Segundo Silvio Leite, 41, diretor de projetos do Grupo Claudino, lojas de confecções poderão pagar 8% do faturamento. "Para empresas do setor óptico e de calçados, a cobrança será de 7%."
Em Curitiba (PR), das 130 lojas do Estação Plaza Show, 15% ainda estão disponíveis. Há espaço na praça de alimentação para um restaurante de comida italiana e para uma loja de pastéis.
No Lagoa Center Shopping, em Sete Lagoas (MG), há vagas para lojas de vestuário masculino e feminino, brinquedos, itens de informática, presentes, artigos esportivos, eletrodomésticos, discos, cosméticos e perfumes, entre outras atividades.
Cerca de 20% das cem lojas planejadas pelo Shopping Center Iguatemi São Carlos, em São Carlos (244 km a noroeste de São Paulo), estão livres.
Francisco Ferraz, 39, gerente-geral do shopping, afirma que há disponibilidade para comerciantes de confecções e calçados.
No próximo dia 11 será o lançamento comercial do Internacional Shopping Guarulhos, em Guarulhos (20 km ao norte de São Paulo). Serão 369 lojas em uma área bruta para locação de 63 mil m².

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