São Paulo, sexta-feira, 14 de março de 1997
Próximo Texto | Índice

Globalizada na marra; Base radicalizada; Fim de uma era; Disputa enrolada; Vale tudo; Escola de Tancredo; Prioridade federal; Generais da Sorbonne; Política interna; A última do francês; Caiu na rede; Salto alto; Esqueceram de mim; Crivo feminino; Visita à Folha

Globalizada na marra
A CUT tentou abafar, sem sucesso, o protesto de hoje contra FHC, que inaugura linha de montagem da Ford. A central pressionou a comissão de fábrica a diminuir a virulência do ato "ABC não rima com FHC". Haverá faixa de congratulações.

Base radicalizada
Desde segunda-feira, a CUT tenta evitar o protesto contra FHC. Anteontem, com medo de perder o controle, optou por monitorá-lo. Seria pior ficar contra a base, que está em pé-de-guerra devido à reforma da Previdência e ao desemprego.

Fim de uma era
A CUT e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC querem apagar a imagem de um sindicalismo selvagem e grevista. Acham que um protesto radical dará discurso ao governo, já que FHC inaugura uma linha de produção.

Disputa enrolada
Complicou a indicação de Eliseu Padilha (RS) para a pasta dos Transportes. O deputado Germano Riggoto (RS) e o senador Fernando Bezerra (RN) obtiveram apoios importantes ontem. Dentro e fora do PMDB.

Vale tudo
Uma dor de cabeça a mais para FHC, na escolha dos futuros ministros da Justiça e dos Transportes: a guerra de dossiês. Um dos candidatos está sendo alvejado por denúncias contra seus indicados na área das teles.

Escola de Tancredo
Líder tucano, Aécio Neves quer aproveitar a votação da lei do petróleo, quando será contra a privatização da Petrobrás, para se aproximar da esquerda. Objetivo: aumentar seu poder de barganha dentro da base governista.

Prioridade federal
FHC aproveita a cerimônia de hoje na BR-116 (Régis Bittencourt) para anunciar, junto com o ministro-interino José Luiz Portella, a segunda etapa de duplicação da Fernão Dias em território paulista. São mais 90 km.

Generais da Sorbonne
De Ivan Valente (PT-SP), sobre manobra do governo para tirar a presidência da Comissão de Educação do bloco da esquerda: "É o estilo trator das Comunicações chegando à Educação".

Política interna
FHC agradaria muito aos empresários paulistas indicando Fernando Bezerra para o ministério. O presidente da Fiesp, Moreira Ferreira, assumiria também a CNI, reduto de nordestinos e rival histórica da Fiesp.

A última do francês
A visita de Chirac é a maior massagem no ego que FHC poderia esperar. Ontem, o francês exagerou. Um tucano narra o que ele disse a FHC: "Se o sr. continuar o trabalho que está fazendo, o G-7 logo vai virar G-8".

Caiu na rede
FHC está levando a sério a proposta de Chirac de união da Europa e do Mercosul para fazer frente aos interesses comerciais americanos e japoneses. Pretende fortalecer o Mercosul logo com Venezuela e Colômbia.

Salto alto
O Planalto não gostou nada da recente atuação de Jobim. Um ministro próximo a FHC brinca que ele deve se ater à nova função de líder do governo no STF. E parar de ficar anunciando nomes do ministério de FHC.

Esqueceram de mim
No discurso que fez no Senado, anteontem, Chirac fez referência ao aumento da presença da literatura brasileira na França. Citou Jorge Amado e Paulo Coelho. Sarney, sentado na primeira fila, se limitou a aplaudir.

Crivo feminino
Yeda Crusius (PSDB-RS) deve relatar a prorrogação do FEF (Fundo de Estabilização Fiscal).

Visita à Folha
O presidente mundial da Oracle Corporation, Raymond J. Lane, visitou ontem o Centro Tecnológico Gráfico-Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado do vice-presidente, Barry M. Ariko, do presidente da Oracle do Brasil, Marcio Kaiser, do diretor-regional, Mauro Figueiredo, e do gerente-regional Ricardo Caracciolo Aun.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
De João Mellão (PFL-SP), sobre Chirac propor união do Mercosul com a Europa:
- Há dez anos, todos nos desdenhavam como meros "latino-americanos". Agora, os EUA nos exaltam por sermos americanos, e a França realça a nossa condição de latinos.

Próximo Texto: Melancia no pescoço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.