São Paulo, sexta-feira, 14 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diretor quer criar 'grupo dos 8'

DA SUCURSAL DO RIO

O vice-presidente do Worldwatch Institute, Christopher Flavin, defendeu ontem, na Rio+5, que oito países -dentre eles os EUA e o Brasil- se reúnam em um grupo para pressionar os líderes mundiais a cumprir os tratados da Eco-92 (Conferência da Organização das Nações Unidas feita no Rio em 92).
O Worldwatch é um instituto de pesquisa com sede nos EUA.
Em seu relatório de 97 sobre os progressos obtidos em prol de uma "sociedade sustentável" (que se desenvolve com a proteção ambiental), os oito países estão mal.
Flavin disse ter ficado surpreso com a existência de oito nações -os industrializados EUA, Japão, Alemanha e Rússia e os em desenvolvimento Brasil, China, Índia e Indonésia- que, juntas, são as maiores causadores de grandes problemas ambientais do planeta.
Segundo o estudo do Worldwatch Institute, esses países reúnem 56% da população, 59% da produção econômica, 58% das emissões de gases que provocam o efeito estufa e 53% das florestas.
Flavin acha "muito complicado" colocar todas as nações da ONU discutindo a implementação dos acordos da Eco-92 .
Por isso, ele defende que esses oito países se reúnam -a exemplo do G-7, o grupo dos sete mais desenvolvidos- em um fórum permanente. Não foi cumprida, por exemplo, a Convenção de Clima, que estipulava que os países deveriam reduzir suas emissões de gases que provocam o efeito estufa.

Texto Anterior: Cientistas atacam vilões do efeito estufa
Próximo Texto: Cientistas atacam vilões do efeito estufa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.