São Paulo, domingo, 16 de março de 1997
Próximo Texto | Índice

Estágio no exterior pode ser uma má experiência

CARLA ARANHA SCHTRUK
DA REPORTAGEM LOCAL

É verdade que fazer estágio no exterior pode ser uma experiência valiosa: costuma valorizar o currículo e facilitar a entrada no mercado de trabalho, segundo afirmam consultores de recursos humanos.
Mas é preciso tomar cuidado ao escolher o estágio. A experiência pode passar de sonho a pesadelo em poucos dias. As queixas mais comuns, nesse caso, são de aprendizado limitado e até mesmo trabalho braçal (leia depoimentos).
"Para evitar problemas, é fundamental buscar todas as informações possíveis sobre o estágio", orienta Selma do Amaral, 39, supervisora da área de serviços do Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor).
Tempo e paciência
A tarefa demanda tempo e paciência. O candidato ao estágio precisa checar, em primeiro lugar, a idoneidade da empresa ou instituição que oferece o programa (veja dicas no quadro abaixo).
Depois, é fundamental ler atentamente o contrato e esclarecer todas as dúvidas antes de embarcar. "Muitos não têm esse hábito e podem acabar saindo daqui com informações insuficientes."
É bom saber que há organizações que oferecem, gratuitamente, informações sobre agências que promovem estágio em outros países -como EUA e Grã-Bretanha.
"Quem pretende estagiar no exterior tem de embarcar se sentindo o mais seguro possível", diz Roberto Chiachiri, 36, secretário-executivo da Belta (Brazilian Educational and Language Travel), que reúne 19 agências que oferecem programas no exterior.
Celso Luiz Garcia, 39, diretor da Belta e da agência Central de Intercâmbio, afirma que, como precaução, o candidato deve entrar em contato com a empresa ou instituição na qual fará o estágio.
"Nós recomendamos que o candidato faça isso. Assim, ele já recebe as primeiras orientações sobre seu trabalho no exterior."

Próximo Texto: 'Só fiz trabalho braçal', diz aluno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.