São Paulo, domingo, 16 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GLOSSÁRIO

DNA
O DNA é uma fita dupla bioquímica que fica nos cromossomos, os quais ficam no interior da célula. Esse código genético, um código bioquímico, contém as informações para produzir substâncias chamadas proteínas, que fazem o organismo funcionar.

Gene
Um trecho da fita de DNA. Na reprodução sexual genes da célula sexual materna (óvulo) e paterna (espermatozóide) se combinam para formar um novo indivíduo. Na clonagem de Dolly, praticamente todo o seu material genético veio de um só animal.

DNA mitocondrial
Fica no citoplasma. As células humanas têm uma "casca", a membrana, que envolve o citoplasma. Neste ficam os "órgãos" (organelas) da célula. O citoplasma envolve o núcleo. No homem, o DNA mitocondrial compõe cerca de 0,5% do material genético.

Célula indiferenciada
São as células que se multiplicam para dar origem às várias partes do organismo em desenvolvimento na gestação -as células embrionárias. As células diferenciadas, que têm origem nas indiferenciadas, são especializadas: compõem músculos, pele, cérebro etc.

Imunocompatível
O que é compatível com o sistema imunológico de um indivíduo. O sistema imune rejeita ou ataca material estranho introduzido no organismo. Células ou órgãos imunocompatíveis com um indivíduo devem ter as mesmas características genéticas deste.

Texto Anterior: Saiba o que é 'A Reforma da Natureza'
Próximo Texto: Os bichos mutantes do Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.