São Paulo, domingo, 16 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Os relatores

FERNANDO RODRIGUES

Brasília - O senador Vilson Kleinubing (PFL-SC), o principal responsável pela criação da CPI dos Precatórios, costuma fazer um comentário diário:
"Imagine o que teria acontecido se essa CPI não tivesse existido. Quantos títulos mais teriam sido autorizados? Talvez mais uns R$ 10 bilhões".
A frase de Kleinubing é um excelente ponto de partida para argumentar que a CPI já rendeu bons resultados.
Ninguém duvida disso.
Mas o que teria acontecido se os senadores-relatores dos dez processos que autorizaram a emissão de títulos tivessem sido mais rígidos com os Estados e municípios?
A resposta é simples. Talvez a atual CPI não precisasse ter existido.
O fato é que os senadores, tão implacáveis na hora de inquirir os escroques do mercado financeiro, têm sido no mínimo lenientes com os seus colegas relatores dos precatórios.
Não que seja certo encontrar entre os dez relatores o elo perdido que hoje separa a CPI do destino final de quase R$ 600 milhões roubados.
Mas teria um efeito demonstração fabuloso para a nação o Senado começar a faxina dentro de casa.
Alguns senadores têm dado declarações públicas apoiando o depoimento dos dez relatores. Também seria necessário ouvir de uma vez todos os assessores que trabalharam para fabricar, de forma relâmpago, os relatórios favoráveis às emissões.
Há casos de senadores que receberam os seus relatórios prontos, escritos por assessores, minutos antes de votar em plenário. Apenas assinaram, leram e a votação se deu em seguida.
O presidente da CPI, senador Bernardo Cabral (PFL-AM), já recebeu uma solicitação para que os relatores sejam ouvidos.
Por causa do tempo escasso e das muitas testemunhas que precisam ser ouvidas, o depoimento dos senadores tem sido adiado.
Como as últimas testemunhas só têm viajado a Brasília para mentir, talvez fosse o caso de dar a chance para que alguns senadores se dignassem a contar a verdade que sabem.

Texto Anterior: De encantos, Pitta e FHC
Próximo Texto: Monastério de Santa Clara
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.