São Paulo, domingo, 16 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A bola da vez

ANGÉLICA BANHARA

Academias adotam bolas gigantes em aulas de ginástica para trabalhar postura, alongamento, exercícios aeróbicos e localizados
Que tal unir um pouco de exercício aeróbico, muita ginástica localizada e alongamento e, ao mesmo tempo, trabalhar a postura? E tudo isso numa aula pouco convencional, contracenando com bolas gigantes? É a fitball.
Na primeira aula, há momentos em que é difícil manter o equilíbrio. Nos deslocamentos, sentamos sobre a bola e saltamos. Há exercícios localizados em que deitamos sobre ela e deslizamos. Quando o grupo se dá conta, está ensaiando performances.
A bola colorida -italiana- tem entre 50 cm e 70 cm de diâmetro. É leve, mas suporta peso de até 240 kg. Já era usada em fisioterapia e, agora, começa a invadir academias sob diversas formas.
Ela pode fazer participação especial em aulas de alongamento, ser uma das estações do circuito (aula em que os alunos são divididos em grupos, que fazem diferentes atividades ao mesmo tempo) ou participar de coreografia de aeróbica. Para Audrea Lara, precursora das aulas de fitball em São Paulo, o acessório é ideal para aulas de ginástica postural.

ONDE PRATICAR Formula (fitball, alongamento e ginástica postural) - Shopping Eldorado, tel: 815-1433. Runner (a bola é usada em aulas de ginástica localizada, circuito e alongamento): Leste - r. Serra de Botucatu, 900, Tatuapé, tel: 296-7059. Norte - Tupiguaés, 169, Santana, tel: 298-1349. Paulista - Top Center, av. Paulista, tel: 289-3027

Texto Anterior: Cabelo e pontas
Próximo Texto: STEPS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.