São Paulo, domingo, 16 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como montar uma serralheria?

Osmar Bona Barone (Itariri, SP)
Para montar uma serralheria, o empreendedor vai precisar de uma área de pelo menos 100 m².
Os equipamentos necessários são máquina policorte completa com motor, máquina de solda, furadeira de bancada elétrica, furadeiras manuais com acessórios, lixadeira de alta rotação, compressor, bancadas, mesas, armários e ferramentas.
Para ficar no ramo, é preciso oferecer produtos de boa qualidade, preço acessível e ser pontual nas entregas.
Os produtos mais consumidos são grades, janelas, portões, além de estantes, portas, postes, prateleiras, dobradiças e armários.
As principais matérias-primas usadas são ferro, chapas, tubos, baguetes e outros materiais, como alavancas, puxadores e tintas.
O número de funcionários para colocar a empresa em funcionamento vai variar conforme o tamanho da empresa e a demanda de serviços.
O interessado pode optar também por trabalhar com itens para lojas de material de construção.
Isso facilita na hora de escolher a linha de produção que irá desenvolver.
O empresário deve prestar atenção ainda quanto à localização do empreendimento. A empresa deve ter acesso facilitado para clientes e fornecedores.
Além de todos esses cuidados, o interessado deve ter conhecimento do mercado que irá atuar e trabalhar com mão-de-obra qualificada.
Antes de iniciar o empreendimento, é preciso elaborar um plano de negócios, uma pesquisa de mercado e uma avaliação da viabilidade financeira para saber quanto irá gastar com a montagem da serralheria.
Para a abertura da empresa, o empreendedor deverá providenciar os seguintes registros: Junta Comercial, Secretaria da Fazenda, prefeitura, além de INSS e sindicato patronal.
O interessado deve verificar, também na prefeitura, quais são as exigências quanto à localização da empresa (lei de zoneamento), além de obtenção de alvará.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae exclusivamente nesta seção.

Texto Anterior: Produtos que esperam investidores
Próximo Texto: 'Professor Pardal' lucra com criações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.