São Paulo, domingo, 16 de março de 1997
Texto Anterior | Índice

Esta é sua vida

MARCELO MANSFIELD
ESPECIAL PARA A FOLHA

Muito antes de Regina Casé, outro compatriota descobriu que este é um "Brasil Legal": Carlos Gaspar.
Cearense de Fortaleza, entrou de gaiato num navio para o Rio de Janeiro com apenas 11 anos de idade. Algum tempo depois, na então capital da República, foi trabalhar na revista "O Cruzeiro", ao lado de uma turminha de ouro do jornalismo: Ubiratan de Lemos, David Nasser e Sergio Cabral, entre outros. Lá, entre várias atividades, foi até correspondente da publicação em Hollywood.
Nos mesmos moldes, criou o "Vida de Artista", na TV Record, o "Essa É sua Música" e o "Coisas Nossas".
O sucesso do "Esta É sua Vida" o levou para a TV Itacolomi, de Belo Horizonte, onde entrou de cabeça no seu grande projeto: "A Grande Jornada", uma série de documentários sobre o Brasil.
Para transformar o projeto em realidade, apesar do patrocínio de uma companhia aérea, ocasionalmente a equipe de produção era obrigada a viajar de outras formas, como trens, ônibus, jardineiras e até mesmo no lombo de burros.
Alguns desses fabulosos documentários mostraram cidades que já não existem mais, como é o caso de Canudos.
E, embora o programa tenha terminado em 1953, algumas cenas foram aproveitadas anos depois na novela "O Casarão", da Rede Globo.
Mas ninguém segurava Carlos Gaspar. Na TV Cultura, entre 1970 e 1977, apresentou "Brasil - Esse Desconhecido" e "Caminhos da Aventura", baseado em "A Grande Jornada", só que com temas mais voltados ao exterior, onde, como sempre, era o produtor, redator, diretor e apresentador.
No final dos anos 70, virou free-lancer, colaborando com revistas e jornais, onde 90% das matérias eram sobre o Brasil -que, cá entre nós, até hoje é um país desconhecido.
Sob o pseudônimo de Norma Chandler, compilou suas crônicas sobre viagens num livro, que não foi editado por causa de sua morte, em 1993.
Tive o privilégio de conhecer Carlos Gaspar através de sua filha, a grande atriz do teatro paulistano Patrícia Gaspar. Tive também a oportunidade de ver, gravados em videocassete, alguns de seus programas da série "Brasil - Esse Desconhecido". Pude também conversar com ele sobre seu trabalho à frente do "Esta É sua Vida".
Aliás, não foram conversas: foram aulas.

Texto Anterior: Famosos gravam campanha pró-criança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.