São Paulo, segunda-feira, 17 de março de 1997
Texto Anterior | Índice

'Vovô' de 89 anos lidera fila

DO ENVIADO ESPECIAL

Luiz Beltrame de Castro, 89, é o participante mais velho da Marcha Nacional pela Reforma Agrária, Emprego e Justiça. Ele tem 87 anos a mais que Elisete dos Santos, 2, a participante mais nova.
As crianças tem a regalia de pegar carona nos carros que acompanham a marcha (uma Kombi de som ou na cabine do caminhão-pipa) quando se cansam.
O mesmo direito foi reservado a Castro, que recusa. "Nunca quis, não. Pra quê?" O agricultor caminha sem parar, quase sempre na frente da fila.
Castro desdenha o esforço físico que faz na marcha. "É mais fácil que na roça", garante ele, onde acorda todo dia às 6h, tira leite de vaca e toma com um copo de conhaque para "dar força".
Viúvo e com oito filhos (o mais novo com 35 anos), Castro diz que participa da caminhada porque tem um compromisso com o MST. "Tenho que fazer alguma coisa para os meus filhos."
Já a caçula da marcha, Elisete dos Santos, 2, está a caminho de Brasília porque ainda mana no peito da mãe, Ivanir dos Santos, 20. Como os pais queriam participar da marcha, o jeito foi levar a menina junto.
Elisete nasceu durante outra caminhada de protesto -entre Tupã e Cruz Alta (RS)- do MST. "Ela já está acostumada. Não chora, não reclama, tudo é diversão para a menina", diz o pai, Atílio dos Santos, 25.

Texto Anterior: Risco cresce em nova pista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.