São Paulo, segunda-feira, 17 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Camisinha fica mais poderosa quando usada com espermicida

ROSELY SAYÃO
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Tenho 18 anos e namoro há mais de um ano. Há pouco tempo decidi transar com meu namorado, mas não quero tomar anticoncepcional, por isso quero saber se transar só com camisinha é suficiente para evitar a gravidez. Fora remédio, que cuidados que posso tomar para não engravidar? Em quais circunstâncias o uso da camisinha pode oferecer riscos? Aquela melequinha que sai do pênis bem antes da ejaculação contém espermatozóides?"
resposta
Vamos ser bem realistas, mas realistas de verdade. Sabe qual o único jeito de uma mulher ter risco zero de engravidar? Não transar e ponto final. É, quem decidiu, como você, transar com o namorado precisa saber das coisas. Por maior que seja a segurança que alguns métodos contraceptivos possam apresentar, eficácia de 100% para evitar a gravidez nenhum deles oferece. Alguns chegam perto disso, mas para quem faz parte justamente daquela população que cai na casa dos 2% de previsão de falha, falhou geral! Ninguém fica 2% grávida, certo?
Qual a consequência desse dado? Tomar todas as precauções possíveis e enfrentar o que possa vir. Por isso, a sua carta é muito bem-vinda: você está no caminho. Os descamisados que me perdoem, mas usar camisinha é fundamental, para evitar a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis.
Você pode, sim, tomar um cuidado extra junto com o uso da camisinha para aumentar a eficácia dela. Coloque uma dose do espermicida dentro do bico da camisinha, antes de ela ser colocada no devido lugar. Ou, para as mais corajosas e conscientes, uma medida dentro da vagina antes da penetração. Essa dupla, usada corretamente, empata tecnicamente no índice de segurança com a pílula!
Tem uma circunstância, sim, em que o uso da camisinha oferece risco: quando a pessoa não sabe colocar. Está assim de marmanjo que não sabe. Por isso é importante aprender a passar corretamente a borrachuda do envelope para o lugar onde ela é necessária.
Você usa a palavra remédio para a pílula anticoncepcional. Corretíssimo! É justamente por ser isso que ela pode provocar efeitos colaterais e ser contra-indicada para algumas mulheres. Mas chamar de melequinha o líquido lubrificante sexual masculino... Então você acha que, quando transar, vai ficar cheia de meleca no corpo? O que isso significa na sua cabeça? Pausa para pensar sobre, sabendo que no tal líquido tem espermatozóides, sim.

Texto Anterior: Quanto preconceito!; A 'sabe-tudo'; Cadê o futuro?; Legalização da maconha; A 'sábia'; Seja coerente; Fãs do U2; Aos desclonados
Próximo Texto: Um pouco de tudo: shows, balé, cinema, curso, bazar e TV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.