São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra carioca mistura design, jornalismo e artes plásticas

Trabalhos do fotojornalista José Medeiros são destaque

CELSO FIORAVANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

A galeria carioca LGC Arte Hoje inaugura hoje, em seu térreo e mezanino na r. do Rosário, mostra com trabalhos do designer vidreiro Mario Seguso (vasos e objetos), das ceramistas Mieko Ukeseki e Delma Godoy (esculturas) e do repórter fotográfico José Medeiros. Esse é o grande problema. É muita coisa para pouco espaço.
O destaque fica por conta de José Medeiros. Dele são apresentadas 22 imagens, realizadas nos anos 40 e 50 (apenas a foto da Gafieira Estudantina Musical, com os bailarinos Mercedes Batista e Valter Ribeiro, nesta página, é de 1960).
Os trabalhos foram selecionados pelas pesquisadoras Angela Magalhães e Nadja Peregrino, que já haviam realizado mostra sobre o fotojornalista em 1986.
Em seu dia-a-dia na revista "O Cruzeiro", onde trabalhou por duas décadas, Zé Medeiros retratou personalidades da cena política e artística (Getúlio Vargas, Luz del Fuego etc.), além do cotidiano do Rio de Janeiro, em que se destacam as curvas de suas calçadas, de seus morros e de suas garotas (um tanto rechonchudas, como era moda na época).
Alguns trabalhos demonstram ainda as influências que recebeu de fotógrafos modernistas como Paul Strand e William Klein nos grafismos que constrói com as palmeiras imperiais, as calçadas e os trilhos de bonde na cidade. Os trabalhos (ampliações de 42 cm x 42 cm), em molduras de 70 cm x 60 cm, custarão R$ 500 cada.
José Medeiros (1921-1990) nasceu no Piauí, mas se transferiu com a família para o Rio de Janeiro em 1939. Trabalhou para a revista "O Cruzeiro", mas optou pela fotografia de cinema em 1964. Trabalhou em filmes como "Chuvas de Verão", "Jubiabá", "Vai Trabalhar, Vagabundo" e "Memórias do Cárcere".
(CF)

Mostra: cerâmicas de Mieko Ukeseki e Delma Godoy, vidros de Mario Seguso, fotografias de José Medeiros
Onde: LGC Arte Hoje (r. do Rosário, 38, tel. 021/263-7353, Centro, Rio de Janeiro Vernissage: hoje, às 19h
Quando: de terça a domingo, das 12h às 18h; até 27 de abril

Texto Anterior: Feira nos EUA transforma centro de convenções em circo
Próximo Texto: TV exibe filme de Spielberg sobre campos de concentração
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.