São Paulo, domingo, 23 de março de 1997
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Campeonato Brasileiro finaliza álbum

EDGARD ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

Os colecionadores podem se preparar para uma nova aquisição: o álbum ilustrado do Campeonato Brasileiro masculino, uma novidade no basquete.
Com 168 fotos, dados sobre os jogadores e times, destaques da competição, o álbum deve ser colocado no mercado para venda no início de abril.
"Não é um álbum comum de figurinhas. Além das fotos, tem um trabalho editorial, com muitas informações, e pode ir para a biblioteca como um livro", afirmou Beatriz Costa, 32, gerente de marketing da editora Panini, especializada no ramo e que já produz no Brasil álbuns e cartas (cards) da NBA, liga profissional norte-americana de basquete e álbuns de futebol.
As "figurinhas" do basquete estampam os jogadores dos 12 clubes que participam do Campeonato Brasileiro, que está em andamento e hoje promove o seu jogo das estrelas (leia texto nesta página), em Ribeirão Preto.
O álbum vai custar R$ 2,50. Cada envelope, com três figurinhas, será vendido a R$ 0,30.
Contratos A Sportlink, empresa contratada pela CBB (Confederação Brasileira de Basquete) para atuar na área de marketing, intermediou o contrato entre a entidade, responsável pelo Campeonato Brasileiro, e a editora para a produção do álbum.
"A CBB recebeu um adiantamento de R$ 60 mil, relativo aos 6% que a entidade e os atletas têm sobre as vendas", declarou João Areias, diretor da Sportlink.
Mas a entidade, que tinha direito a 80% dos 6%, decidiu inverter a posição, cedendo sua parte aos jogadores e vai ficar com 20%.
Alguns dos jogadores do campeonato não devem aparecer no álbum, como os estrangeiros que já deixaram o país e o ala Paulinho Villas Boas, do Report/Mogi, que se recusou a assinar o contrato.
"Tomamos todas as precauções", disse Beatriz Costa.
Novidades
O álbum faz parte da nova etapa do Campeonato Brasileiro, iniciada na temporada passada, quando a competição assumiu o lugar da Liga Nacional de clubes.
Com patrocínio para o campeonato de R$ 2 milhões/ano, por quatro anos, a CBB (Confederação Brasileira de Basquete) buscou a profissionalização da competição.
Calendário mais bem elaborado do que os das competições precedentes; definição de 12 clubes, 6 deles de São Paulo, principal centro da modalidade no país; e implantação de estatísticas dos jogo foram algumas das novidades.
O álbum ilustrado, anunciado pouco antes da largada do campeonato deste ano, em 3 de janeiro, é outro passo da nova fase do campeonato nacional.

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