São Paulo, domingo, 23 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Etimologia; O que são cometas; Como surgem; Do que são formados; Como surge a cabeleira; Como surge a cauda; Os tipos de cauda; Velocidade; Quanto duram; Quando morrem

DO QUE SÃO FORMADOS

Etimologia
A palavra "cometa" vem do grego "kométes", que significa astro cabeludo.

O que são cometas
São restos da nuvem de gás que formou o Sistema Solar. Por isso, contêm os ingredientes primordiais do Sistema Solar. Seu estudo ajuda a entender como se formou e evoluiu o Sistema Solar.

Como surgem
Acredita-se que os cometas fiquem orbitando a nuvem de Oort, a 150 mil unidades astronômicas da Terra (uma unidade astronômica é a distância média da Terra ao Sol), ou seja numa parte chamada Sistema Solar exterior. Perturbações gravitacionais fazem com que um cometa comece a "se deslocar" e entre no Sistema Solar interior.

Os cometas são formados basicamente de gelo, poeira cósmica ultramicroscópica e gases congelados. Esse material forma o núcleo cometário. Partículas rochosas maiores constituem uma espécie de "cimento" que une todos esses materiais. Os cometas podem ser comparados a uma bola de gelo "sujo".

Como surge a cabeleira
Quando um cometa se aproxima do Sol, os gases que estavam congelados se aquecem, passam diretamente para o estado de vapor (sublimação) e são expelidos do núcleo. Com os gases, saem também os grãos de poeira cósmica. A mistura de gás e poeira cósmica é chamada coma ou cabeleira.

Como surge a cauda
Ao se aproximar do Sol, os ventos solares fazem com que o material da cabeleira seja jogado para trás do núcleo (na direção oposta ao Sol), criando a cauda.

Os tipos de cauda
Há dois tipos de cauda: a de íons, resultado da transformação de átomos neutros da cabeleira em átomos carregados eletricamente, fenômeno chamado fotodissociação, e a de poeira cósmica.

Velocidade
Variável. À medida que se aproximam do Sol, ela aumenta. No periélio (distância mínima do cometa em relação ao Sol), ela atinge 44 km por segundo.

Quanto duram
Não há estimativa. Ao passar pelo Sol, parte do material que compõe o núcleo se "gasta". Quanto maior a quantidade de material "gasto" , menos tempo ele dura.

Quando morrem
Quando todo o material do núcleo foi gasto, durante as suas passagens pelo Sol.

Texto Anterior: Telescópio de Hale ficava na garagem
Próximo Texto: Anúncio do fim do mundo causou mortes no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.