São Paulo, domingo, 23 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

humor sem preconceitos

JONI ANDERSON

Falar sobre as diferenças e os problemas raciais pode ser chato para quem não tem humor. É por isso que o ilustrador Mauricio Pestana, 33, une as duas coisas em cartuns e HQs que circulam em jornais, cartilhas e materiais informativos que já mereceram exposições no Memorial da América Latina e até no AnnaCostia Museum de Washington, nos Estados Unidos.
Engajados, os personagens fazem graça da realidade preconceituosa que se manifesta na esfera política, econômica, cultural, esportiva e comportamental do Brasil. Jorjão, o negrão corinthiano, e Tático, o técnico, são alguns desses tipos nascidos do traço de Pestana.
Também existem outros -brancos, negros e mestiços- que põem em cheque uma realidade que muitas vezes passa despercebida no dia-a-dia. E que ainda poderia ser mais hilariante se não fosse trágica. "Humor é uma coisa séria. Faço dele uma forma de educação", diz.

Estudio Pestana de Publicações. Largo 7 de Setembro, 52, cj. 407, Sé, região central. Tel. 606-5049.

Texto Anterior: 27,6% mais homem
Próximo Texto: De volta à vida noturna
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.