São Paulo, segunda-feira, 24 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sapateado fecha o festival Percpan

LUIZ CAVERSAN
EM SALVADOR

A apresentação do sapateador norte-americano Savion Glover encerrou com brilho, na noite de sábado, em Salvador, a quarta edição do Panorama Percussivo Mundial, o Percpan.
Glover, que atualmente está em cartaz na Broadway com o espetáculo "Bring in'da Noise, Bring in'da Funk", deveria ter atuado também na noite de sexta, mas chegou a tempo apenas de participar da noite de encerramento e foi a última atração do festival.
Mas valeu à pena. Um dos maiores sapateadores da atualidade e um dos grandes de todos os tempos, Glover, de apenas 22 anos, é dono de uma técnica impecável.
Essa técnica, aliada a uma atitude totalmente funk (roupas e postura relaxadas e uma certa agressividade), tornou seu espetáculo marcante, exibindo uma faceta original da percussão, nesse caso, feita totalmente com os pés.
O sapateador negro de 22 anos trouxe consigo uma surpresa para o festival: o percussionista Jared Crawford, um mago das baquetas e dos tambores de plástico.
Também totalmente funk, encantou quem não o conhecia e reavivou a memória dos que viram seu show -segundo consta memorável- de dois anos atrás em Salvador.
Antes de Glover, passaram pelo palco do belo Teatro Castro Alves todos os demais participantes do Percpan.
Porém, não houve nada que eliminasse os altos e baixos dessa edição, que, no entanto, terminou em festa.
Jorge Ben Jor improvisou um pouquinho nos duetos com Gilberto Gil (mas não conseguiu largar suas já muito repetidas canções) e Carlinhos Brown partiu, sem êxito, para improvisação total, frustrando quem não viu sua apresentação anterior (leia mais à pág. 7 da Ilustrada).
Apesar dos percalços, o Percpan, realizado pela produtora baiana Beth Cayres e concebido por Gilberto Gil e Naná Vasconcelos, mostrou que a multiplicidade do universo da percussão, principalmente no Brasil, justifica a permanência de um evento como esse.

Texto Anterior: Chico aceita ser o tema da Mangueira
Próximo Texto: LIVROS JURÍDICOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.