São Paulo, segunda-feira, 24 de março de 1997
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Pizza Hut e KFC procuram reverter prejuízos no país

CLÁUDIA PIRES
CLAUDIO EUGÊNIO

CLÁUDIA PIRES; CLAUDIO EUGÊNIO
DA REPORTAGEM LOCAL

Redes reavaliam mercado, mudam estratégia e reduzem os preços

O que é bom para os norte-americanos não é necessariamente bom para os brasileiros. Algumas redes internacionais de franquias que atuam no Brasil levaram algum tempo e tiveram muitos prejuízos antes de perceber isso.
Um dos maiores exemplos é o das redes Pizza Hut e KFC. Campeões de vendas nos EUA, fecharam o ano de 96 com prejuízo no mercado brasileiro.
Já outras redes, como a Blockbuster, acertaram a mão em cheio no mercado brasileiro. A rede, que está no Brasil há dois anos, já tem 42 lojas espalhadas pelo país.
"Algumas redes abrem lojas gigantes, não adaptam os produtos ao mercado nacional ou superestimam o consumo. É preciso uma boa avaliação para não haver enganos."
Estratégias
As redes KFC e Pizza Hut, que pertencem ao grupo Pepsico Restaurantes International, entraram em 97 com grandes promoções para recuperar o mercado perdido. Os investimentos beiram os R$ 100 milhões.
O grupo não revela o valor do prejuízo do ano passado, mas confirma que foi fruto de problemas de administração e gerenciamento das redes no país.
As duas marcas, que somam hoje 155 lojas no país, projetam dobrar este número até o ano 2000.
"Estamos reavaliando o mercado brasileiro e revendo produtos e estratégia de marketing", afirma Fitzgerald Haney, diretor de marketing do grupo Pepsico. Essa estratégia também inclui promoções e novas campanhas publicitárias para este ano. A Pizza Hut também passará a vender franquias individuais. Atualmente, as franquias são vendidas apenas para companhias.
"A Pizza Hut entrou no país com preços muito altos e lojas muito grandes. Agora estão apostando em lojas menores e fazendo promoções para vender. O consumidor brasileiro é muito exigente", afirma Cherto.
Haney concorda. "Sabemos que os produtos não são aceitos da mesma forma em todos os países. O consumidor brasileiro tem de ter atenção diferenciada."
Cherto acredita na ampliação do mercado, principalmente na área de alimentação. "Os temáticos, como os restaurantes Planet Hollywood e Hard Rock, têm tudo para ganhar mercado no país."
Outras redes, como a Burger King, já perderam suas chances no país. "É muito difícil bater de frente com o McDonald's."

LEIA MAIS sobre franquias na pág. 2-16

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