São Paulo, segunda-feira, 24 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Innsbruck é a vibrante capital do Tirol

SILVIO CIOFFI
DO ENVIADO ESPECIAL

Um ambiente multimídia, de sons e formas surpreendentes, foi criado, em Innsbruck, pelo arquiteto vienense André Heller para comemorar, em 1995, o centenário da fábrica de cristais Swarovski.
Trata-se de um museu sensitivo que exibe e vende objetos fabricados pela empresa. Esse mundo do cristal abre das 8h às 18h entre maio e setembro.
O rosto enorme e coberto de grama que marca a entrada da Swarovski até parece fundir a paisagem do Tirol com o mundo das histórias em quadrinhos.
Capital tirolesa Mas, muito mais do que sede do arrojado museu de cristais, Innsbruck, no centro dos Alpes, é a vibrante capital do Tirol que hospedou, em 1964 e 1976, os Jogos Olímpicos de Inverno.
E, além das atividades invernais e da beleza natural da paisagem, em qualquer época do ano, a cidade cortada pelo rio Inn, que os Habsburgo converteram em residência de imperadores, é um importante centro de cultura.
Testemunham seus 800 anos de história tesouros artísticos, como o Telhado de Ouro, o Palácio da Corte, o castelo de Ambras e a curiosa pintura panorâmica de 1.000 m2 na qual Zeno Diemer retrata a batalha de Bergisel, de 1809.
O Telhado de Ouro é um balcão em estilo gótico tardio coberto por 2.657 telhas de cobre dourado que o imperador Maximiliano 1º fez construir entre 1494 e 1496.
Já o Palácio Imperial, outro importante monumento de Innsbruck, também construído por volta de 1460, foi remodelado entre 1754 e 1773.
Fica aberto das 9h às 17h e a entrada dá direito a ver a igreja da Corte e suas impressionantes 28 estátuas de bronze com personagens do mundo Habsburgo.
Outro sítio histórico é o castelo de Ambras, com sua coleção de armaduras e pinturas, que tem origem medieval e foi remodelado para ser um dos mais notáveis palácios renascentistas austríacos. O horário de visitas entre 1º de abril e 31 de outubro é das 10h às 17h. (SC)

Texto Anterior: Artista esboça 'sonho' na rua
Próximo Texto: Para quando você for à Áustria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.