São Paulo, terça-feira, 25 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CPI busca conta 'fantasma' de banqueiro

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Um dos controladores do Banco Vetor, Ronaldo Ganon, possui uma conta "fantasma" em uma agência do Bamerindus em Ipanema (zona sul do Rio), segundo denúncia recebida pela CPI dos Precatórios.
Ontem à noite, Ganon divulgou nota negando a informação, chamada de "notícia sem provas", o que, diz, vai "desmoralizar" a CPI. O diretor do Vetor teria realizado compras e vendas diárias de títulos em nome dos funcionários, que não teriam condições financeiras para bancar essas operações.
As investigações do Ministério Público encontraram o que se acredita ser a conta "fantasma" de Ganon, que foi aberta em nome de Amâncio Oliveira Filho.
Outra informação obtida pela CPI complica mais ainda a situação dos controladores do Vetor, que nos depoimentos disseram não ter qualquer relacionamento com a distribuidora Negocial.
Ontem, a CPI descobriu que a conta do telefone celular de José Luiz da Cunha Priolli, diretor da Negocial (com sede em São Paulo), era remetida para a sede do Banco Vetor no Rio de Janeiro.
Essa conta era paga mensalmente, sem nenhum atraso. Priolli, no seu depoimento à CPI, disse que não conhecia os controladores do Vetor e nem mesmo a instituição.
Fausto Solano
O proprietário da corretora Boa Safra, Fausto Solano Pereira, possui uma conta bancária no Uruguai. Essa informação não foi revelada por Pereira no seu depoimento à CPI, há cerca de 20 dias.
A CPI dos Precatórios já rastreou um cheque assinado por Pereira na compra de cavalos no Rio Grande do Sul. Esse cheque seria do banco uruguaio onde o dono da Boa Safra possui conta bancária.
A análise das contas telefônicas de Fausto Solano Pereira revelou mais de 400 telefonemas para Pernambuco, inclusive para a Secretaria da Fazenda do Estado. As emissões de Pernambuco estão sendo investigadas pela CPI.
Foram identificadas ligações para o Uruguai, EUA, Suíça, Colômbia, Bolívia e Ilhas Cayman.
Inepar
O relator da CPI dos Precatórios, senador Roberto Requião (PMDB-PR), disse ontem que foram encontrados indícios do relacionamento de integrantes do esquema dos precatórios com Mário Celso Petraglia, da Inepar Indústria e Construções, coordenador da campanha do governador do Paraná, Jaime Lerner (PDT).
Requião disse que Nivaldo Furtado de Almeida, ex-chefe da área de informática da Prefeitura de São Paulo, telefonou para Petraglia durante reunião com procuradores do governo do Paraná.
Procurado pela Folha, Petraglia disse que não conhece o ex-chefe da área de informática da Prefeitura de São Paulo. Ele informou que conhece uma pessoa chamada Nivaldo de Almeida, que seria engenheiro da área de energia.

Texto Anterior: Fundos de pensão ficaram com títulos
Próximo Texto: Filho de Maia atendeu Vetor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.