São Paulo, quarta-feira, 26 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DER cria 'ambulante' em fila de pedágio

CRISPIM ALVES
LUCIANA SCHNEIDER

CRISPIM ALVES; LUCIANA SCHNEIDER
DA REPORTAGEM LOCAL

Cupons serão vendidos na fila do pedágio de Itapevi, que está em obras, para evitar congestionamento

O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) vai implantar neste feriado prolongado na rodovia Castelo Branco uma espécie de "vendedor ambulante" de cupons de pedágio.
O objetivo é evitar grande filas no pedágio de Itapevi (Grande SP), que passa por reformas e vai funcionar com três cabines a menos (das 15 que tem, 12 funcionarão).
Luiz Carlos David, superintendente do DER, acredita que não deverá haver muitos problemas no pedágio. "Mas, para facilitar, estaremos com pessoal na pista (perto da praça de pedágio) vendendo cupom de pedágio. Além disso, estamos solicitando que os usuários comprem pedágios antecipadamente e evitem a rodovia nos horário de pico", declarou.
Normalmente, passam cerca de 40 mil carros por dia no pedágio de Itapevi. Para este feriado, o DER prevê um fluxo de 150 mil veículos entre sexta e domingo. Os cupons de pedágio podem ser comprados antecipadamente nas agências da Nossa Caixa/Nosso Banco.
O pedágio de Itapevi começou a ser reformado no início deste mês. Além das reformas das cabines e do pavimento de concreto, estão sendo trocados todos os equipamentos, considerados obsoletos.
A intenção do DER é inverter a mão do pedágio, que hoje fica na pista sentido interior. A inversão só depende da liberação do governador Mário Covas.
No retorno à capital, o usuário também poderá encontrar algum tipo de problema, pois uma das três faixas liberadas do pedágio estará fechada. Se for preciso, o DER vai utilizar algumas faixas do sentido capital-interior.
O DER prevê que 1 milhão de veículos circulem pelas estradas estaduais durante o feriado. São esperados congestionamentos nos trechos iniciais da Castelo Branco e Raposo Tavares e perto do trecho em construção em Limeira, na Anhanguera.

Operação descida
A operação descida no sistema Anchieta/Imigrantes começa hoje e vai até domingo. A partir das 14h de hoje, até a 1h de amanhã, será adotada a operação 4X3 (quatro faixas da Anchieta descendo e três da Imigrantes subindo).
Amanhã, a partir das 8h, a descida será feita pela Imigrantes e pista sul da Anchieta (5X2). Os veículos com destino a São Paulo sobem pela pista norte da Anchieta.
Na sexta-feira, da 0h às 17h, a operação será a mesma. No sábado, volta a ser implantada a operação 4X3, das 6h às 16h.
No último dia do feriado, domingo, a operação será como em dias normais. A pista sul da Anchieta ficará para os motoristas descerem, e a pista norte e a Imigrantes, para subirem.

Texto Anterior: Prefeitura abre licitação para construir mais 5 corredores
Próximo Texto: São Paulo terá feriado com sol
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.