São Paulo, quarta-feira, 26 de março de 1997
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Empresas consideram idéia interessante

DA SUCURSAL DO RIO; DA REPORTAGEM LOCAL

Reportagem Local
O diretor de assuntos corporativos da Xerox, Luiz Caruso, diz que, no mundo, já começa a ser discutida uma proposta de criação de um certificado ISO para o aspecto social da empresa.
Para ele, a idéia de divulgar os investimentos sociais das empresas é "superinteressante". Segundo Caruso, algumas informações, como os gastos com treinamento, já são publicadas como despesas operacionais nos balanços financeiros.
Segundo ele, na economia globalizada, para fechar um negócio "não se olham apenas os números econômicos". Caruso lembra as campanhas realizadas para não se comprar de empresas que explorem a mão-de-obra infantil.
A Shell já publica anualmente um folheto chamado "Shell na Cultura e na Comunidade", prestando contas da "responsabilidade social da empresa", segundo o gerente de programas culturais e comunitários, João Madeira.
Para ele, as informações não devem ser "impositivas", como no balanço financeiro. Madeira diz que já se alastra pelas empresas "a noção de que elas têm que mostrar para a sociedade como patrocinam atividades sociais".
"Nenhuma empresa é altruísta", diz o diretor administrativo/financeiro da Alpargatas-Santista Têxtil, Paulo Mendonça. Segundo ele, quando se investe no social é porque a própria empresa ganha com a melhoria na qualidade de vida de seus funcionários.
Ele cita como exemplo as fábricas de sua empresa no Nordeste, que desenvolvem com os governos locais iniciativas no combate à dengue. "O absenteísmo por conta da doença é muito alto."

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