São Paulo, quarta-feira, 26 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Quicken 6.0" fala em português

DA REPORTAGEM LOCAL

O mês de abril reserva surpresas para os que controlam suas contas no micro. O "Quicken" finalmente ganha tradução para o português e aterrissa nas prateleiras do consumidor brasileiro.
Há dez anos na estrada, esse produto é conhecido por 10 milhões de usuários norte-americanos. A maioria dos bancos nos EUA tem conexão com o "Quicken".
Não à toa, Bill Gates, o dono da Microsoft, quis pagar US$ 2 bilhões pela empresa criadora do programa, a Intuit, há dois anos.
Na época, Gates foi barrado por uma juíza e teve que se contentar com o "Money" e criar a versão para o "Windows 95".
O "Quicken" chega ao Brasil na versão 6.0. É um produto para contas domésticas e para pequenas empresas. Controla receitas, despesas e faz relatórios sobre o destino que você dá ao seu dinheiro.
Fácil de usar
O produto é fácil de usar, permitindo navegar pelos gráficos com um simples toque do mouse. A cor de fundo do programa pode ser personalizada, ganhando tons pastéis.
A versão que chega ao país é multimoeda. Também permite criar sua moeda. Além de gerenciar contas correntes, o programa faz um planejamento futuro, como amortização de uma dívida.
Uma das vantagens do programa é a capacidade de correlacionar dados dinamicamente.
Esse recurso permite que todas as fontes sejam alteradas automaticamente -se o usuário mudar um dado, como uma alta na conta de luz, essa alteração pode ser visualizada imediatamente nos gráficos em três dimensões.
Quem está acostumado a fazer contas na ponta do lápis e vai se iniciar em programas do gênero deve ir direto para o item administração de despesas.
Nessa tela, basta colocar os ganhos, os gastos por itens, com os números dos cheques e o motivo da despesa (supermercado, loja A etc.), e os saques feitos em caixas eletrônicos.
Com o "Quicken" também é possível fazer planejamento de poupanças e investimentos.
O usuário pode visualizar os investimentos por desempenho, cotação e patrimônio, e cada quadro pode ser personalizado.
Para o pagamento da casa própria, a equipe que está traduzindo e adaptando o produto colocou o item de juros compostos nos períodos mensal e anual.
Aviso de cheque compensado
Segundo a Eversystems, responsável pela adaptação do produto, o "Quicken" vai funcionar com todos os bancos que fazem homebanking no Brasil.
Isso significa que, ao cadastrar o programa com o banco e puxar um extrato, o "Quicken" vai avisar o usuário que os cheques 11 e 12, por exemplo, foram compensados.
Outra facilidade para quem não tem a menor familiaridade com programas para controle doméstico é o recurso de áudio que vem na versão em CD.
O produto tem instruções faladas para o preenchimento de campos, por exemplo. São 240 instruções com duração total de 50 minutos. A Eversystems tomou o cuidado de colocar as falas traduzidas em vozes feminina e masculina.
O "Quicken" será vendido no país em um pacote com as versões em CD e disquete para o "Windows 95" e para o "Windows 3.1" por R$ 70.
Para usar o produto é preciso um micro 486 com 8 Mbytes de memória RAM. A instalação completa, sem vozes, pede 14 Mbytes.

Onde encontrar - Eversystems: tel. (011) 844-3459

Texto Anterior: Pesquisa indica caminho
Próximo Texto: Tire o lixo e elimine seus rastros do menu Iniciar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.