São Paulo, quinta-feira, 27 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil tem sete vitórias em casa

DA REPORTAGEM LOCAL

O GP Brasil de 97 é a 26ª edição de uma prova disputada pela primeira vez em 1972, no mesmo circuito de Interlagos.
Naquele ano, quatro brasileiros disputaram a corrida: Emerson Fittipaldi, Wilson Fittipaldi Júnior, Luís Pereira Bueno e José Carlos Pace. O vencedor foi o argentino Carlos Reutemann, com um Brabham.
A prova, porém, foi apenas experimental, e não valeu pontos para o Mundial.
Em 73, a F-1 voltou a São Paulo, desta vez integrando o calendário da categoria. Emerson venceu, com um Lotus, o que repetiria em 74, à bordo de um MacLaren.
A F-1 continuou em Interlagos até 77, quando foi realizada a primeira prova em Jacarepaguá. Em 78 e 79, voltou para Interlagos, mas em 80 foi para Jacarepaguá, onde ficou até 89. Desde 90, o GP Brasil vem sendo realizado em São Paulo.
Nesses 26 GPs, o maior vencedor foi o francês Alain Prost, com seis vitórias (82, 84, 85, 87, 88 e 90). Entre os brasileiros, Emerson, Nelson Piquet (83 e 86) e Ayrton Senna (91 e 93) venceram duas vezes cada.
O brasileiro José Carlos Pace venceu a prova de 75, sua única vitória na carreira.
Comemoração
O GP Brasil tem a tradição de sempre atrair bom público. Um termo de comparação é a quantidade de pousos e decolagens que os helicópteros fazem em Interlagos (uma forma comum de transporte).
Na época áurea de Ayrton Senna, o número chegava a 500. Estima-se que aconteça cerca de 300 pousos e decolagens no próximo domingo.
A procura pelos 50.500 ingressos colocados à venda foi grande. A expectativa é que eles já estivessem esgotados hoje.
Como no futebol, as organizadas não vão comparecer ao autódromo.
"Fomos assistir a prova depois da morte do Ayrton e não foi a mesma coisa. Dói menos não assistir", diz Adilson Carvalho de Almeida, presidente da TAS (Torcida Ayrton Senna).
O torcedor deve ter alguns cuidados no dia do GP. Chegar cedo, ter paciência com as filas, levar boné e filtro solar para se proteger do sol, além de usar roupas leves são imprescindíveis para o conforto.
Levar dinheiro (para uma capa de plástico, em caso de chuva, ou para lanches e bebidas), além de um documento e um radinho são boas medidas.

Texto Anterior: Reconheça os pilotos e os carros que disputam a temporada 97
Próximo Texto: A história do GP Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.