São Paulo, quinta-feira, 27 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Portaria antifumo confunde empresas

MARCOS PIVETTA
DA REPORTAGEM LOCAL

As companhias aéreas ainda não chegaram a um consenso sobre o grau de abrangência da portaria do DAC (Departamento de Aviação Civil), que proibiu o fumo na primeira hora de qualquer vôo, doméstico ou internacional, em aeronaves brasileiras.
As empresas divergem sobre o momento em que o fumo poderá ser liberado nas viagens com duração superior a uma hora, como, por exemplo, um vôo de São Paulo a Brasília, que dura em média uma hora e vinte minutos.
A assessorias de imprensa de TAM e Transbrasil informaram que, nos seus vôos diretos ou escalas com mais de uma hora de duração, as companhias estão liberando o fumo assim que a aeronave termina os procedimentos de decolagem e se estabiliza, entre 10 e 15 minutos após a decolagem. Para estes vôos, as duas empresas estão mantendo o procedimento anterior à vigência da portaria.
Já Vasp e Varig interpretaram a portaria de uma forma diferente. Em qualquer vôo direto ou escala, as duas empresas afirmaram que só liberam o fumo após uma hora de viagem.
Assim, nas viagens com mais de uma hora de duração, os passageiros da TAM e Transbrasil estariam sendo liberados para fumar antes do que os da Varig e Vasp.
Segundo o DAC, só é permitido fumar cigarros -cachimbos, charutos e cigarrilhas estão definitivamente proibidos nos aviões- após uma hora de vôo. Não importa se o trecho voado faz parte de um vôo direto, nacional ou internacional, ou de uma escala doméstica. Varig e Vasp estariam, portanto, interpretando corretamente a portaria.
Mas mesmo entre as companhias que estariam interpretando corretamente a portaria há quem ainda não esteja suficientemente informado sobre o assunto.
O piloto Pedro Carvalho, da Vasp, é um deles. Carvalho, que iria conduzir ontem um vôo de São Paulo a Recife, com escala em Salvador, disse que liberaria o fumo logo após a decolagem porque o tempo da viagem era maior do que uma hora.
"Não recebi nenhuma recomendação para liberar só depois de uma hora de vôo", disse o piloto.
Fumódromo
A portaria do DAC também estabeleceu que os aeroportos devem criar uma área exclusiva para fumantes, uma espécie de fumódromo, "devidamente isolada e com arejamento conveniente".
Nas demais áreas dos aeroportos, fumar estaria proibido, segundo a portaria. O DAC não estabeleceu prazos para os aeroportos se adequarem às novas regras.
Na prática, já não se permitia fumar nas salas de embarque e no caminho entra a pista e o avião.

Texto Anterior: Fraude nos salários da PM do Maranhão desviou R$ 1 milhão
Próximo Texto: Mais 353 mil são chamados pela Telesp
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.