São Paulo, sábado, 29 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Metalúrgicos fazem ginástica antes de começar a trabalhar

Programa da Mercedes, em São Bernardo, teve adesão de 100%

CLAUDIA VARELLA
DA AGÊNCIA FOLHA, NO ABCD

Oitenta metalúrgicos da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo), começaram nessa semana a fazer ginástica no início do turno.
Os dez minutos diários de exercícios estão incluídos na jornada de trabalho de 44 horas semanais. Em cinco dias de trabalho, 50 minutos são dedicados à ginástica, o que representa uma redução da jornada.
Inicialmente, apenas os metalúrgicos do setor de fabricação de eixos foram beneficiados com o programa, que deverá atingir os 9.800 funcionários.
Segundo a empresa, os exercícios visam dar maior flexibilidade e resistência física ao trabalhador e evitar lesões durante o horário de trabalho.
Durante dez minutos, os metalúrgicos fazem exercícios físicos leves, como os de aquecimento e alongamento, sempre acompanhados por um professor de educação física e um fisioterapeuta, no próprio local de trabalho.
Apesar de a participação no programa não ser obrigatória, nos dois primeiros dias de ginástica a adesão foi de 100%.
O ambulatório médico da empresa fez um levantamento no prontuário dos trabalhadores para detectar possíveis problemas físicos que os impedissem de fazer os exercícios. Não houve restrição aos 80 metalúrgicos.
"Estou me sentindo mais leve, mais ágil e andando melhor com esses exercícios", disse Gilberto Bittencourt, 44, que não fazia ginástica havia 14 anos.
Bittencourt disse que os trabalhadores estão gostando da iniciativa. "Ficamos mais dispostos. A ginástica ajuda a gente a acordar. O sono passa."

Texto Anterior: Consumidor ainda encontra ovos de Páscoa
Próximo Texto: HSBC promete não demitir em massa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.