São Paulo, sábado, 29 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça a "receita" do suicídio

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

"Pegue o potezinho de pudim ou extrato de maçã e coma algumas colheradas. Ponha o remédio no pote e misture bem. Coma bem depressa e depois beba a vodca. Então, deite-se de costas e descanse quietamente". Essa era a receita manuscrita encontrada por policiais com a maioria dos corpos encontrados no Rancho Santa Fé.
Segundo especialistas em suicídio, a fórmula adotada pelos integrantes do grupo Heaven's Gate é clássica. O sedativo fenobarbital (usado, entre outras aplicações, como anticonvulsivo e antiepiléptico) é uma droga barata (cem pílulas por US$ 3) e fácil de obter (com receita médica comum).
Umas poucas pílulas misturadas com álcool podem induzir ao sono e, após algumas horas, deprimir a respiração ao ponto de provocar a morte. Sem a mistura com álcool são necessárias de 50 a 60 pílulas para provocar o mesmo efeito. Os integrantes do Heaven's Gate eram proibidos de beber álcool.
Drogas mais fortes, capazes de matar mais depressa, como barbitúricos, só são vendidas nos EUA mediante receitas especiais e, às vezes, triplicadas. Outros sedativos populares começam a agir mais depressa que o fenobarbital.
Os corpos dos dois seguidores do Heaven's Gate que se mataram por último foram achados com as cabeças enfiadas em sacos de plástico amarrados com elástico, com o aparente objetivo de apressar a sufocação ou garanti-la caso a droga não fizesse efeito. É um outro expediente comum em suicídios.

Texto Anterior: Polícia teme novos suicídios nos EUA
Próximo Texto: Líder do grupo foi cantor de musicais e professor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.