São Paulo, domingo, 30 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CASOS

Sem orgasmo
Muitas são as causas que explicam por que algumas mulheres nunca ou raramente atingem o orgasmo, segundo a psiquiatra Carmita Abdo.
Há mulheres que casam virgens e, por medo do ato sexual completo e até por desconhecimento de seu próprio corpo, não se soltam. "Elas têm desejo pelo homem, mas não conseguem ter prazer", diz.
Outras, que se acostumaram desde cedo a se masturbar no clitóris, têm dificuldade de atingir o orgasmo vaginal -cerca de 50% das mulheres, segundo Carmita.
"São mulheres que têm orgasmo no clitóris e precisam ser estimuladas nesse órgão pelo parceiro. Caso contrário, não vão atingir o orgasmo."
A incapacidade para o orgasmo vaginal pode ser causada pela dificuldade da passagem da masturbação (feita principalmente no clitóris) para o sexo, que tem penetração e estimulação da vagina.
"A frustração de não atingir o orgasmo vaginal pode levar uma mulher a se considerar frígida", afirma.
Ejaculação precoce
Homens muito ansiosos costumam ser alvo da ejaculação precoce. São, em geral, pessoas que desenvolvem as quatro fases do ato sexual muito rapidamente e atingem o orgasmo, não dando tempo para aproveitar a relação.
"Uma pessoa muito ansiosa pode não ter controle sobre as reações de seu corpo. É como se precisasse chegar lá para abaixar a ansiedade", diz.

Texto Anterior: Frigidez é maior problema sexual feminino
Próximo Texto: Alunos participam de projeto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.