São Paulo, domingo, 30 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Profissional independente trabalha mais

CARLA ARANHA SCHTRUK
DA REPORTAGEM LOCAL

Adeus ganho fixo mensal e descanso nos finais de semana. Quem decide trabalhar por conta própria precisa aprender a conviver com a remuneração incerta e o trabalho redobrado, ao menos no início.
"Trabalha-se mais como profissional independente. Muitas vezes, é preciso dar duro domingos e feriados, para dar conta de tudo", diz o consultor de RH (recursos humanos) Simon Franco, 57.
Também é necessário estar preparado para investir em cursos, palestras e tudo mais que possa contribuir para a reciclagem profissional. "Isso o autônomo tem de pagar do seu próprio bolso."
Também é importante ter algumas características pessoais para ser bem-sucedido: "Criatividade e capacidade de persuasão e de negociação são fundamentais".
Ana Maria Cadavez, 47, da consultoria KPMG, diz que quem tem essas características e também uma reserva financeira pode ter um bom caminho pela frente.
"Trabalhando por conta própria, o profissional administra sua atividade, toma todas as decisões e tem mais controle sobre a sua produção", afirma a consultora.
Há também mais liberdade para criar. Com isso, quem apresentar um diferencial para o mercado pode conquistar clientes e "ter uma bela carreira como autônomo".
"No início, é difícil conseguir um fluxo contínuo de trabalho. Mas depois a pessoa se acerta, desde que seja competente e tenha iniciativa, claro."

Texto Anterior: Formando já é dono de um negócio no setor
Próximo Texto: "Optei pelas vantagens de ter um emprego"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.