São Paulo, domingo, 30 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na hora de projetar

. Na execução de móveis de madeira revestida, procure trabalhar com placas compensadas. As placas aglomeradas, além de menos resistentes, apresentam o risco de abrir emendas.
. Evite empregar parafusos em móveis de madeira. A opção ideal para junção das partes é o encaixe.
. Nos móveis estofados, é importante escolher a espuma com densidade adequada ao uso do móvel. Cadeiras, por exemplo, devem apresentar assentos e encostos mais duros, enquanto sofás e poltronas podem ser mais macios.
. Na hora de revestir os móveis, evite deixar o tecido muito esticado para evitar que ele se rasgue com o uso.
. Nos móveis em metal, repare na qualidade e acabamento das soldas: a superfície da solda tem de estar lisa. E, ao projetar peças em alumínio, opte por parafusamento na junção das peças.
. Evite trabalhar com peças de plástico em armários e gavetas. Por estarem sujeitas à utilização contínua, essas peças devem ser mais resistentes, de preferência de latão.
. Quando projetar móveis de vidro, atente para a resistência a que o material vai estar submetido. Tampos de mesa, por exemplo, devem ter espessura mínima de 20 mm, enquanto nas portas de armário, 5 mm são suficientes.
. Antes de definir a forma das placas em vidro, verifique a possibilidade de corte. Vidros de espessura fina não podem ser cortados em ângulos pequenos.

Texto Anterior: Construa seus próprios móveis
Próximo Texto: O segredo após os 40
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.