São Paulo, domingo, 30 de março de 1997 |
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Como montar uma ponta de estoque de calçados? Regina Barros (São Paulo, SP) Esse tipo de comércio pode ser montado em um espaço mínimo de 30 m2. Para compor o visual da loja, será preciso comprar prateleiras para expor os produtos, cinco cadeiras, três espelhos e um balcão para caixa e pacote. O empresário vai precisar de três pessoas trabalhando, sendo dois vendedores e o dono, para colocar a loja em operação. É sempre importante realizar uma pesquisa de mercado sobre potenciais compradores, localização, concorrência, produtos a serem comercializados. É preciso verificar ainda se o tempo de retorno é compensador. O público dependerá muito da região onde será instalada a loja, já que bairros nobres exigem produtos sofisticados, enquanto bairros simples requerem produtos mais populares. A oferta de produtos de boa qualidade traz credibilidade e faz com que o cliente volte outras vezes. Bom atendimento e forma de pagamento facilitada também atraem freguesia. Outro ponto a ser observado é a boa relação com fornecedores. Ela vai determinar a qualidade e o preço dos produtos que serão vendidos, além de estabelecer, junto ao cliente, um padrão de qualidade da loja. Na divulgação do negócio, é ideal usar faixas, placas e panfletos. Trabalhar bem o visual da fachada da loja, colocando em destaque o telefone do estabelecimento, também é recomendado. Nesse segmento, a concorrência, em geral, não apresenta riscos -a menos que haja, na mesma região, outra loja que ofereça melhores preços ou produtos diferenciados. Outro detalhe que deve ser observado é a vitrine. Ela deve ser atraente, e o interior da loja, bem planejado. Esses dois fatores ajudam a chamar a atenção dos clientes. Além dos calçados, é recomendável comercializar também acessórios (cintos, carteiras, bolsas). Para a abertura da loja, o empreendedor deverá providenciar registros na Junta Comercial, Secretaria da Fazenda, prefeitura. Precisará ainda de alvará de funcionamento e registros no INSS e sindicato patronal. É importante pesquisar, também na prefeitura, as exigências quanto à instalação e à localização do novo empreendimento. As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae exclusivamente nesta seção. Texto Anterior: Situação continua no poder na associação de franquias Próximo Texto: Estética tem mercado promissor Índice |
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