São Paulo, domingo, 30 de março de 1997
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A6 já tem novo motor e desenho

Modelo chega em setembro

MARCELO TADEU LIA
ENVIADO ESPECIAL À ITÁLIA

A Audi apresentou na ilha da Sardenha, Itália, o remodelado sedã A6, que parte para a briga no segmento dos médios de luxo. O A6 ganhou um novo motor V6 de 30 válvulas e 193 cavalos (cv). No Brasil, o carro chegará em meados de setembro.
O A6 recebeu contornos mais arredondados e joviais, apagando o estilo "quadradão" do antecessor.
O destaque fica por conta das linhas traseiras, limpas e bem arredondadas. A inspiração partiu do futurista roadster TT, que deverá ser lançado no próximo ano.
Capô e habitáculo também possuem desenhos curvados. Assim, o A6 ganha um perfil mais aerodinâmico -a resistência ao ar diminui e a performance, aumenta.
A Folha avaliou as duas versões que chegam ao país, ambas com motores 2.8, mas com câmbios mecânico e automático Tiptronic.
A força do motor para realizar acelerações mais esportivas e ultrapassagens seguras é evidente nos dois casos. O carro desliza suave, em altas e baixas velocidades, com muito silêncio e conforto.
A suspensão dianteira, com novo sistema "four link" (baseada em carros de competição), garante melhor estabilidade -alivia, na direção, os impactos contra o solo.
O A6 com câmbio mecânico era equipado com tração 4x4 (integral), que permitia fazer curvas em altas velocidades, sem sustos.
Já o câmbio Tiptronic, com seu estilo "dois em um", é uma maravilha tecnológica. Pode-se dirigir o veículo na posição D (drive) normalmente, com engates de cinco marchas feitos de forma automática. Com um leve toque na alavanca, à direita da posição D, o motorista passa a fazer as mudanças de marchas. É tudo muito simples: com um toque para a frente, eleva-se a marcha; para trás, há redução. O sistema já era utilizado no A8, topo de linha vendido no país.
Tecnologia
Para poder brigar em igualdade com os "primos" Mercedes-Benz e BMW, o A6 incorporou muita tecnologia e itens de segurança.
Além dos componentes em alumínio (capô, batentes das portas, pára-choques etc.), o A6 tem teto solar com células especiais -captam energia solar para acionar automaticamente um ventilador, que faz a circulação contínua do ar, mesmo com o carro parado.
Isso evita que os passageiros tenham de aguentar um calor excessivo antes de o ar-condicionado baixar a temperatura interna.
Os faróis dianteiros têm lâmpadas especiais, de xenônio, que produzem um facho de luz mais claro.
No interior, o destaque fica para a iluminação de fibras óticas, que permite uma leitura eficaz e rápida dos instrumentos e comandos -à noite, com os faróis ligados, a cabine fica parecida à de um avião.

O jornalista Marcelo Tadeu Lia viajou à Itália a convite da Audi

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