São Paulo, segunda-feira, 31 de março de 1997
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Estoque deve ser planejado

DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário-executivo da Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores), Carlos Vilhena, concorda que as importadoras têm total responsabilidade pela reposição das peças para seus clientes.
Ele diz que, na maioria das vezes, as importadoras mantêm um estoque proporcional à demanda. "Existem exceções para peças muito específicas, de pouco giro. Nesses casos, as importadoras só conseguem as peças na matriz."
Segundo Vilhena, o índice de atendimento aos clientes no Brasil está entre 92% e 93%. "O ideal é chegarmos a 95%, mas estamos bem próximos", diz.
O secretário afirma que as importadoras devem ter um sistema de estoque muito preciso para conseguir atender à demanda.
"A programação da empresa é essencial, já que o produto pode demorar até 45 dias para chegar (quando vindos da Coréia e Japão, por exemplo)."
Mas as importadoras têm a possibilidade de fazer o pedido em caráter emergencial, quando as peças chegam por avião -e com custos mais altos.
Ele afirma que existe um projeto de criação de um centro de distribuição de peças entre as associadas, o que agilizará a importação.

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