São Paulo, segunda-feira, 31 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aprenda como ser um bom aquarista para que o seu peixe não fique se sentindo fora d'água

CRISTIANE YAMAZATO
DA REPORTAGEM LOCAL

Está a fim de montar um aquário e não sabe nem por onde começar? Então fique atento às dicas dadas por Marcus Marques da Silva, 37, diretor do Centro Cultural Aquarista Júnior.
Para você montar um aquário simples, com peixes baratos, você irá desembolsar inicialmente de R$ 80 a R$ 100, em média.
Na hora de comprar o aquário, Marcus avisa que quanto maior o tamanho, melhor. Uma sugestão é de que ele tenha mais ou menos 60 centímetros de comprimento. A largura e a altura costumam ser padronizadas.
Antes de receber os peixes, o aquário deve ser lavado apenas com água, e o lugar não deve receber luz do sol diretamente.
Depois de comprar todos os itens necessários (veja quadro abaixo), o primeiro a fazer é colocar o filtro biológico. Ele é composto de placas de plástico perfuradas. Uma delas contém um tubo de filtro.
Sobre o filtro, irá o cascalho. Antes, porém, é preciso mergulhar as pedrinhas em um balde com água para retirar a sujeira. Feito isso, e com o cascalho já espalhado no fundo, está na hora de encher o aquário com água.
"O jato de água pode bagunçar o cascalho e deixar a água embaçada. Coloque um plástico sobre o cascalho para que isso não aconteça", recomenda o aquarista.
Para decorar, espalhe as plantas e as pedras. A idéia é tentar reproduzir um pequeno pedaço de rio para que os peixes se sintam em casa.
Temperatura
Mergulhe o aquecedor e não se esqueça de ligá-lo na tomada. "Para um aquário de 60 centímetros de comprimento, o aquecedor pode ser de 40 watts," diz Silva.
Coloque também o termômetro flutuante. A temperatura ideal deve ficar entre 22°C e 28°C. Se a temperatura não estiver dentro desse parâmetro, o aquecedor deve estar com problemas. Já a lâmpada deve ficar ligada de 8 a 12 horas por dia.
Dentro do tubo de filtro vertical você irá colocar a mangueira. Encaixe a extremidade que fica dentro da água com uma pedra porosa. Na outra ponta, adapte o compressor de ar.
Agora é preciso esperar dois dias para poder acomodar os peixes. "O ambiente deve estar previamente preparado e em funcionamento para poder recebê-los", diz Marcus da Silva.
Lembre-se de que os peixes devem ter tamanhos semelhantes para que tenham uma boa convivência. Um aquário com o tamanho exemplificado acima comporta de 10 a 15 peixes.
Por fim, os peixes devem comer duas vezes ao dia. Há muitos tipos de ração no mercado. Varie para que eles não fiquem enjoados.

Texto Anterior: Jô Soares surfa na rede com os leitores
Próximo Texto: Vagas para quem tem baixa renda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.